quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Alberto Filho: "O Brasil necessita de um Sistema Eleitoral mais justo e igualitário"


Ao participar da posse novo presidente e do corregedor do Tribunal Regional eleitoral do Maranhão (TRE), no auditório do Fórum Eleitoral de São Luís, na última segunda-feira (25) o deputado federal Alberto Filho (PMDB/MA) ressaltou a importância da Reforma Política para o país e defendeu, também, um amplo debate em torno do fim das coligações proporcionais, do voto em lista fechada para valorização dos candidatos, e do financiamento público de campanha.

No entendimento de Alberto Filho a Reforma Política deve ser prioridade na pauta do Plenário neste primeiro semestre. "O Brasil necessita de Sistema eleitoral mais justo e igualitário", frisou o parlamentar.

Reforma Política

Após um ano e nove meses de trabalho, a comissão especial que analisou o tema aprovou alguns pontos considerados, pelos membros, os que mudam significativamente a política brasileira e que possuem maior propabilidade de serem aprovados pela maioria da Casa.

O relator da matéria, deputado Henrique Fontana (PT-RS), apresentará relatório com mudanças abordando os seguintes pontos: financiamento público de campanhas, fim de coligações proporcionais, coincidência de datas das eleições e mudança na data de posse dos cargos executivos. 

Segundo o relator, o último processo eleitoral continuou a destacar as contradições do sistema político brasileiro atual. "O principal defeito continua sendo o financiamento privado de valores extraordinários que custam as campanhas eleitorais em nosso país. Isso está levando a uma lógica em que a democracia brasileira passa por um processo de risco crescente: o poder econômico tem influência cada vez maior sobre a decisão das eleições", assegura. 

Por Henrique Machado com informações da Rádio Câmara e da EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.