terça-feira, 9 de abril de 2013

Sarney Filho apoia CPI para investigar crueldade com animais nos abatedouros


O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA) manifestou apoio à realização de uma Comissão Parlamentar de Inquérito Mista – Câmara e Senado - para investigar a crueldade a que os animais de produção são expostos em abatedouros do país. Muitos desses abatedouros são legalizados, mas para baratear custos lançam mão de métodos considerados inaceitáveis, como o uso de marretas em ambientes insalubres. O deputado participou,  hoje (9), de audiência pública da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), realizada por iniciativa do coordenador do GT de Fauna da Frente, deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP).

Ao defender a realização da CPI dos Animais, Trípoli manifestou sua preocupação com o tratamento dado aos animais nos estabelecimentos municipais e estaduais. Ele citou reportagem produzida pelo programa Fantástico, da TV Globo, que veiculou diversas cenas de maus tratos ocorridas nos abatedouros. A se baseou em trabalho realizado pela ONG Amigos da Terra, uma organização mundial que denuncia problemas ambientais.
“Em estados que têm 50% do rebanho nacional, a gente estima que sejam aproximadamente dois terços dos empreendimentos operando irregularmente e gerando um terço da carne consumida dentro do Brasil”, declara Roberto Smeraldi, diretor da Amigos da Terra. Duzentos e oitenta abatedouros foram visitados em oito estados brasileiros. Nesses lugares, a higiene é o problema mais grave.

A situação também foi denunciada por entidades da área de veterinária que participaram da audiência. As ONGs também defendem a criação de uma CPI e a aprovação de parâmetros para o abate e fiscalização rígida dos abatedouros. Bruno Pinheiro defendeu a realização de campanha para impedir o consumo de carne oriunda desses abatedouros.

Assessoria de imprensa do deputado Sarney Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.