segunda-feira, 26 de março de 2012

Comissão sobre aposentadoria de garimpeiro ouvirá associações e sindicatos

A Comissão Especial sobre a Aposentadoria para Garimpeiro (PEC 405/09) realiza nesta terça-feira (27) audiência pública com representantes de associações, cooperativas e sindicatos de trabalhadores de garimpos do Norte do País.

O debate foi solicitado pelo presidente da comissão, deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA). Ele afirma que os parlamentares vão ouvir os representantes dos garimpeiros para identificar os principais problemas da categoria.

Aposentadoria

A PEC 405/09 inclui garimpeiros e pequenos mineradores no Regime Geral da Previdência Social, ao lado de agricultores familiares, parceiros, meeiros e pescadores artesanais. Para ter direito à aposentadoria, os garimpeiros e pequenos mineradores devem exercer suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, e contribuir para a seguridade social com 2,1% sobre o resultado da comercialização da produção.
A comissão especial foi instalada no último dia 7 de março. A PEC precisa ser votada nesse colegiado para depois passar por dois turnos de votação no Plenário da Câmara e seguir para o Senado.

A proposta foi apresentada pelo deputado Cleber Verde (PRB-MA) e tem como relator o deputado Marçal Filho (PMDB-MS).

Foram convidados para o debate:
- o presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Gessé Simão;
- o presidente da Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada (Agasp), Toni Duarte;
- o presidente do Sindicato dos Garimpeiros e Trabalhadores na Mineração de Curionópolis e Serra Pelada (Singasp), Raimundo Benigno Moreira;
- o presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Lourenço (Amapá), Antônio de Souza Pinto;
- o presidente da Cooperativa do Extrativismo Mineral Familiar de Humaitá, Rademacker Chaves.

A audiência será realizada às 10 horas, no Plenário 6.

Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.