O deputado federal José Sarney Filho (PV-MA) foi um dos destaques da manhã deste sábado (24) no Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus. Durante o evento, o deputado fez fortes críticas ao texto do Novo Código Florestal que está em votação em Brasília.
“Mexer no Código Florestal Brasileiro é uma proposta retrógada para beneficiar apenas pequenos setores. Uma minoria organizada da agroindústria brasileira. Enquanto discutimos propostas para beneficiar a população, eles discutem em benefícios deles próprios, sempre pensando em seus interesses particulares”, argumentou Sarney Filho.
Segundo o deputado federal, as grandes indústrias brasileiras tem um papel importante no desenvolvimento sustentável do pais. “Não podemos dissociar das grandes indústrias brasileiras o seu dever de ações sócio-ambientais”, ressaltou.“Mexer no Código Florestal Brasileiro é uma proposta retrógada para beneficiar apenas pequenos setores. Uma minoria organizada da agroindústria brasileira. Enquanto discutimos propostas para beneficiar a população, eles discutem em benefícios deles próprios, sempre pensando em seus interesses particulares”, argumentou Sarney Filho.
Sarney Filho falou também sobre a importância de eventos como o Fórum para o crescimento de uma consciência ambiental coletiva. “O que está em jogo é o modelo ambiental que vamos seguir. Queremos um Brasil liderando um novo momento ou acentuar este modelo falido, que faz com que o mundo se torne este lugar insuportável para a vida humana?”, questionou o deputado federal, ovacionado pela plenária.
Entre as dificuldades apontadas por Sarney Filho, sobre o texto do Novo Código Florestal, está a forma com que algumas áreas de proteção permanente estão sendo desconsideradas. “Da forma que o texto está sendo apresentado, estamos sinalizando que queremos retroceder. Estamos andando para trás, iguais os caranguejos dos manguezais que ficarão desprotegidos, caso o atual texto do código florestal seja mantido”, concluiu.
Fonte: Acrítica.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.
E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.