Em Destaque

A história do Professor Sétimo Waquim
Professor por formação e vocação, despor tista por paixão e político por convicção, o Professor Sétimo Waquim ingressou na vida pública ainda jovem, aos 16 anos de idade, ao se eleger vereador do município de Timon, nos idos dos anos 70 Desde então se dedicou à causa pública em defesa do povo de sua terra.
Oriundo de família humilde (seu pai era sapateiro)abraçou os estudos e a causa popular ao fundar mais de 100 entidades representativas do movimento comunitário (associações de moradores e entidades similares). A Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários de Timon (FAMCC) foi uma grande entidade que fundou e dirigiu por três mandatos consecutivos. Na política, exerceu o cargo de vereador a Câmara Municipal de Timon por cinco mandato, tendo exercido por uma vez a presidência daquele legislativo.
Casado há 26 anos com a professora Socorro Waquim (atual prefeita de Timon), tem três filhos: Ângela, Ulisses e Amanda, todos estudantes de direito.
Movimento Estudantil: 1ª Formação: Curso Superior em Artes Industriais – 1978 – UFPI.
2ª Formação: Curso Superior de Desenho – 2002 – UFPI.
3ª Formação: Curso Superior em Artes Plásticas – 2003 – UFPI. 4ª Cursando: Direito.
Movimento Estudantil: Líder Estudantil do Ginásio Desembargador Antônio Costa.
Representante de turma da escola Técnica Federal do Piauí.
Presidente do Conselho Estudantil da escola Técnica Federal do Piauí.
Presidente do Grêmio Nilo Peçanha, da escola Técnica Federal do Piauí.
Representante do Conselho do Centro Acadêmico de Educação Artística - UFPI.
Movimento Classista: Diretor Presidente do Clube de Professores do Estado do Piauí–PI - 03 mandatos. Fiscal e Tesoureiro do SINPRO-PI(Sindicato dos Professores das Escolas Particulares do Piauí)- 02 mandatos.
Movimento Comunitário: Presidente do Núcleo Operário do Parque Piauí – Timon – 03 mandatos.
Fundador de 100 Associações de Moradores do Município de Timon.
Fundador e Presidente da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários de Timon (FAMCC).
  
Atuacao Politica: Fundador e Presidente do PMDB de Timon.
Delegado do Diretório Municipal junto ao Diretório Regional do PMDB de Timon.
Vereador da Câmara Municipal de Timon por 05 mandatos.
Presidente da Câmara Municipal de Timon.
 
Determinado: Em Timon Sétimo Waquim foi o grande guerreiro da oposição na Câmara Municipal. Foi a voz que combateu e pregou a mudança e melhores dias para o povo de sua terra. Combateu seus adversários corajosamente e nunca fugiu à luta. Para concretizar o grande projeto de mudança em seumunicípio, resolveu buscar na fiel companheira, professora Socorro Waquim, a força da mulher para chegar ao poder e realizar as transformações que o povo exigia. Depois de vários embates político-eleitorais, conseguiu em 2002 elegê-la Deputada Estadual para em 2004 conquistar a prefeitura de Timon. Agora o município vive um novo tempo de avanços progresso e desenvolvimento, cujo trabalho hoje é reconhecido por mais de 81% da população, que aprova a administração da prefeita Socorro Waquim.

  
Experiente: Ao longo da sua trajetória política, o professor Sétimo Waquim sempre se pautou no tripé da fidelidade, seriedade e honestidade. Respeitado pelos adversários e admirado pelos amigos, ele é um dos fundadores históricos do MDB no Estado do Maranhão, que depois veio a ser recriado com a sigla de PMDB. Em todos os momentos da vida política do seu partido, Sétimo teve uma participação importante ao lado do grande “Senhor das Diretas” Ulisses Guimarães na luta pela redemocratização do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.