terça-feira, 21 de maio de 2013

Deputado Domingos Dutra defende a permanência do horário do programa ‘A Voz do Brasil’

O Deputado Domingos Dutra (PT/MA) participou, na manhã desta segunda-feira (20), da audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado para discutir sobre a flexibilização de horário do programa ‘A Voz do Brasil’. O deputado é contra a nova proposta, que pretende dar às emissoras de rádio do país a possibilidade de veicularem o programa entre às 19h e 22h, e não mais às 19h como acontece atualmente em rede nacional. O diário está no ar desde 1935, instalado durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de ‘Programa Nacional’. Em 1971, por determinação do presidente Médici, mudou para ‘A Voz do Brasil’.

Na avaliação do Deputado, ‘A Voz do Brasil’ valoriza o Parlamento ao divulgar as ações de cada parlamentar e a flexibilidade do horário pode dificultar a população a ter o acesso aos trabalhos debatidos e votados na Câmara. “O programa é o único canal que temos como aliado na divulgação dos trabalhos nas Comissões e no Plenário, principalmente para deputados como eu, que não possui aliados no poder econômico e se dedica apenas a defender os mais humildes. Somente a Voz do Brasil divulga as nossas ações. Portanto, vamos ficar atentos para derrotar essa absurda mudança", declarou o Deputado Domingos Dutra.
A principal justificativa das empresas de radiodifusão que querem a flexibilização do horário do programa deve-se à utilização do horário nobre. Partindo desse princípio, o deputado rebateu: “Não pode ser um horário nobre para o mercado, para levar lucros a uma minoria. Esse horário nobre tem que ser para o povo brasileiro, principalmente aos camponeses”, concluiu o parlamentar ao explicar que, para muitos moradores de áreas rurais, o programa ‘A Voz do Brasil’ é a única maneira de mantê-los informados sobre os debates do Congresso Nacional.

O requerimento para a realização da audiência é da Senadora Ana Rita (PT/ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado. A senadora, que é contra a flexibilização do horário do programa, afirma que o mesmo cumpre um importante papel jornalístico, informando o cidadão sobre as atividades e decisões dos poderes públicos.

Assista ao vídeo na íntegra do discurso

Por Salis Chagas, Assessor de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.