terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Governo atende Subcomissão do PAC e retoma obra no Paraná

O Ministério dos Transportes retoma nas próximas semanas a obra de construção e pavimentação da rodovia BR-487, conhecida como Boadeira, localizada no trecho de 18,7Km entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras no Paraná. A obra, orçada em R$ 37 milhões, estava suspensa por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) em razão de suspeitas de sobrepreço e irregularidades no processo licitatório.

A decisão do governo foi motivada pela solicitação da Subcomissão de Acompanhamento das Obras do PAC na Câmara dos Deputados, que realizou visita técnica ao local da obra no mês de outubro do ano passado. Na ocasião, deputados estiveram no trecho interditado pela Justiça para fazer uma inspeção. O trabalhou de campo resultou num relatório detalhado encaminhado ao ministro Paulo Sérgio Passos alegando todas as irregularidades observadas, além de destacar a importância da retomada dos trabalhos.
“A Subcomissão conseguiu selar um entendimento entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Nossa atuação representou economia de aproximadamente R$ 5 milhões aos cofres públicos, além de garantir a retomada dos trabalhos”, destaca o deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA), que presidiu os trabalhos da Subcomissão.

“Todas as adequações no contrato foram feitas. E pretendemos dar sequencia a esse trabalho em outras obras de importância para o interesse do país, mas que estão paralisadas por determinação da Justiça”, completa Brandão. O grupo de trabalho na subcomissão do PAC que intermediou o diálogo para a retomada da obra de construção e pavimentação da rodovia Boiadeira contou com o apoio dos deputados Nelson Bornier (PMDB-RJ), Cida Borghetti (PP-PR), Fernando Francischini (PSDB-PR), Zeca Dirceu (PT-PR) e Luiz Nishimori (PSDB-PR).

Na solenidade para a retomada da obra, o ministro Paulo Sérgio Passos afirmou que o governo federal está empenhado na retomada integral dos trabalhos. “Não faltarão recursos para esta obra. Vamos trabalhar para que o Lote 2 (Tuneiras do Oeste a Nova Brasília) também receba ordem de início ainda este ano e que os projetos de engenharia dos segmentos restantes sejam finalizados. Assim, teremos todos os trechos da rodovia em obras”, disse o ministro.

A estrada Boiadeira é uma das rodovias mais importantes no estado por fazer a ligação ao estado do Mato Grosso do Porto de Paranagua, além de escoar a produção agrícola, do transporte de combustível e outros tipos de cargas. A obra está paralisada há mais de 25 anos. Já a BR-376, também tem papel chave na engenharia de tráfego no contorno Norte de Maringá por desviar o trânsito da cidade.

Por Thomaz Pires da Assessoria de imprensa do Dep. Carlos Brandão

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