sexta-feira, 16 de março de 2012

Simplício Araújo diz que Maranhão tem muito dinheiro e pouca saúde

Em mais um pronunciamento na Tribuna da Câmara dos Deputados em Brasília, o Deputado Federal Simplício Araújo, do PPS do Maranhão, denunciou que o Maranhão gasta muito dinheiro e não consegue dar um retorno adequado aos Maranhenses em se tratando de saúde.

 Para o Deputado quem resolve a saúde do estado do Maranhão são os municípios que estão sem aumento em seus tetos financeiros desde 2009, ou pior receberam aumento, mas o recurso não está chegando aos prefeitos, que são os responsáveis pela saúde de acordo com a constituição federal.
 Simplício Araújo denunciou que de 2009 a 2011 o Maranhão recebeu mais de noventa milhões de reais. Esse dinheiro, segundo o parlamentar, deveria ter ido para os municípios, no entanto, o governo do estado, através de uma manobra, alocou este dinheiro no fundo estadual de saúde e não deu satisfação aos municípios nem a população sobre os mais de cem milhões que sobraram, ou não foram pagos aos municípios nos últimos dois anos.

 O deputado também denunciou os gastos milionários do Governo do Maranhão com os hospitais estaduais, todos administrados por empresas terceirizadas. Segundo ele uma única instituição recebia dezoito milhões em 2010 e elevou sua receita para 105 milhoes de reais somente administrando hospitais do estado.

 Para Simplício Araújo os municípios de Caxias, Imperatriz e São Luis, mesmo penalizados pelo Governo do estado do Maranhão nos últimos anos, fazem mais saúde com muito menos recursos que o Governo do Estado.

 Simplicio disse que São Luis, com menos da metade do recurso que o Estado gasta internou 80 mil pessoas em 2011 e fez dez vezes mais cirurgias que os “hospitais milionários” do Governo do Maranhão, para ele, o valor médio e os tipos de cirurgias lançadas no Ministério da Saúde são a maior prova da ineficiência da rede publica estadual maranhense.

 O Deputado Federal disse ainda que Roseana transformou as UPA´S do Governo Federal em ÔPA´s, pois quando os pacientes graves chegam as unidades federais, os profissionais são treinados para dizer “ÔPA, O PROBLEMA É DO MUNICÍPIO!!”.


Por Nadja Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.