sábado, 21 de abril de 2012

Cleber Verde pode assumir Secretaria de Pesca no Maranhão


A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), assumiu o compromisso,durante a campanha, de criar uma Secretaria de Pesca no Estado que possui o segundo maior litoral, a maior concentração de mangues e o maior contingente de pescadores do país.

Para alavancar o setor, o governo do estado decidiu finalmente criar a Secretaria e o deputado federal Cléber Verde (PRB), presidente da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura, pode licenciar-se do cargo para assumir a pasta, assumindo sua vaga o suplente de deputado federal Paulo Marinho Júnior. 
O Maranhão encontra-se entre os grandes pescadores nacionais, embora as atividades pesqueiras no Maranhão ainda sejam praticadas de forma bastante primitiva, com o uso de instrumentos artesanais. O litoral maranhense é bastante favorável à pesca devido sua extensão, a grande plataforma continental, estuários fluviais, marés e correntes marinhas.

Todos os municípios costeiros praticam a pesca, seja junto a costa com as geleiras (um barco a remo), com destaque para captura da pescada, do bagre, do serra, da corvina e da tainha. Ou em alto mar, com pargueiros, destacando-se a captura da cavala, do pargo, da garaupa, da cioba, da carachimbola, capturados principalmente nas proximidades dos bancos de recifes.


Por Henrique Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.