quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Fisioterapeuta e terapeuta ocupacional no Programa Saúde da Família


Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais podem fazer parte das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). A medida está prevista no Projeto de Lei 4261/04, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e conforme o Deputado Professor Sétimo (PMDB/MA), esse projeto representa o preenchimento de uma lacuna, ainda existente na busca por uma atenção integral e de qualidade aos usuários do programa, pois, poderão ter mais especialidades para se tratarem preventivamente.

Gerenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na rede médico-hospitalar estadual e municipal, o PSF é uma das principais ações de saúde pública do País. Atualmente, as equipes do PSF são formadas por médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares de consultório dentário e técnicos em higiene dental.

Segundo o Ministério da Saúde, existem cerca de 32,8 mil equipes de saúde da família implantadas em 5.274 municípios, abrangendo 54% da população brasileira. A proposta tramita em caráter conclusivo e será remetida diretamente ao Senado se não houver recurso para análise do Plenário da Câmara.

Por Léia Rêgo


Um comentário:

  1. Muito bom, mas ainda continua com lacuna, pois o profissional em Educação Física atua com promoção de saúde e também pode participar no PSF.

    ResponderExcluir

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.