quinta-feira, 1 de março de 2012

Cleber Verde esteve na Antártica a convite da Marinha, 10 dias antes do acidente que destruiu a estação Comandante Ferraz

A convite da Marinha do Brasil, na pessoa do Almirante de Esquadra Comandante Júlio Soares de Moura Neto, o deputado Cléber Verde (PRB/MA) em companhia dos Deputados Dilceu Sperafico (PP/PR) e Luiz Carlos (PSDB/AP) e outras autoridades realizaram visita oficial à Estação Antártica “Comandante Ferraz”, no período de 07 a 11 de fevereiro de 2012. No Intuito de conhecerem mais detalhadamente as atividades desenvolvidas pela Marinha, no apoio a outros órgãos e segmentos da sociedade brasileira, no Continente Antártico.

A presença do Brasil na Antártica não é uma mera bandeira fincada no Continente Branco, pois são 30 anos de pesquisa nas ciências físicas e geociências que ajudam a entender, entre outras, questões relativas ao aquecimento global e às mudanças climáticas.
O continente antártico é o continente do “superlativo”. É o mais frio, mais seco, mais alto, mais ventoso, mais remoto, mais desconhecido e o mais preservado. Sendo o quinto em extensão, e o único sem divisão geopolítica.

O continente Antártico e as ilhas que o cercam perfazem uma área aproximada de 14 milhões. Km², 1,6 vezes a área do Brasil – cerca de 10% de toda superfície da terra, 99% da superfície, é coberta por gelo, sua maior espessura, é de 4.776 m e espessura média, 1.829 m, 90% do gelo do planeta, 70% de toda a água doce. Temperaturas que variam entre -30°C e -65°C, a velocidade média dos ventos chegam a 70 km/h.Centrado no Pólo Sul Geográfico, é inteiramente circuncidado pelo oceano atlântico ou Astral, cuja área, de cerca de 36 milhões km², representa, aproximadamente, 10% de todos os oceanos. Combinadas, áreas da marinha terrestre dão a dimensão da grandiosidade e da vastidão do continente antártico que, indubitavelmente, constitui parte vital do planeta. É a maior área selvagem natural que resta na terra.

Detento quase toda água doce do planeta, possui recursos minerais, energéticos e vivos, ainda incalculáveis, arquivo da história climática do planeta, regula o clima e nos afeta diretamente. O meio ambiente antártico é único e suscetível às mudanças global, bem comum de toda a humanidade e última região totalmente preservada do planeta.

"Entendemos que devido ao fato de o Brasil ser um dos países consultivos, coroado com sucesso em todos os anos de OPERANTAR, tendo o poder de decisão junto com os principais países no Tratado Antártica, já seria justificativa plena para sua presença na Antártica considerando a importância deste continente, além disso, é importante continuar os investindo em ciência e tecnologia para apoio a projetos, e assim nosso país continue na vanguarda das informações nas alterações do clima no Brasil e no mundo. Levando em consideração que podemos e devemos apresentar soluções para as constantes mudanças climáticas." afirmou o parlamentar.

Por Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cléber Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.