quarta-feira, 28 de março de 2012

Dutra quer debater o uso da internet para incitar violência na Comissão de Direitos Humanos


A Polícia Federal prendeu recentemente dois suspeitos acusados de serem os responsáveis por um site racista e homofóbico. Além de fazer apologia a crimes e violência contra negros e homossexuais, o site propagava mensagens contra mulheres, nordestinos, judeus e a incitação de abuso sexual de menores. Diante desse e outros casos recentes que incitam o ódio e a violência, a Comissão de Direitos Humanos e MInorias da Câmara poderá debater o assunto nesta quarta-feira. O presidente da Comissão, Domingos Dutra, do PT do Maranhão, diz que os parlamentares precisam ao menos refletir sobre o tema.

"Eu não sei se tem relação, mas as atitudes de alguns parlamentares na Câmara fortalecendo esse tipo de discurso, de posturas reacionárias em relação ao aborto e aos homessexuais, talvez isso acabe estimulando esse tipo de comportamento. Nós vamos na quarta-feira levar isso para a Comissão para ver como é que a gente, pelo menos, faz uma reflexão e evita que quem tem a voz, como nós, involuntariamente, às vezes acabe estimulando posturas criminosas como essas" ressalta o parlamentar.
Mais de 35 mil páginas na internet incitam o ódio, geralmente, contra grupos minoritários. O  levantamento feito no final de 2011 mostra que houve aumento de pessoas que compartilham essas ideias, principalmente na faixa etária entre 25 e 45 anos. A antropóloga Adriana Dias, especialista em neonazismo no mundo contemporâneo e autora da pesquisa, esclarece que o discurso não é disseminado apenas entre a população mais jovem e menos esclarecida.

"Uma população relativamente adulta, independente economicamente, com nível superior, o que é muito preocupante."

Rádio Câmara
Edição: Henrique Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.