segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Nacional dos Escoteiros continua na pauta da CEC para ser apreciado


Será apreciado, na Reunião Ordinária da Comissão de Educação e Cultura, na próxima quarta-feira (25),  o Substitutivo ao Projeto de Lei  nº 7532 de 2010, do deputado federal Pinto Itamaraty (PSDB/MA), que institui o dia 23 de Abril como o Dia Nacional dos Escoteiros e determina que o poder executivo apoie as atividades destinadas à comemoração anual desta data, organizada pela UEB – União dos Escoteiros no Brasil, e/ou suas unidades associadas.

O parecer do relator é favorável a proposta, que tramita em caráter conclusivo nas Comissões, sendo aprovado, seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça.
"É um movimento de educação não formal, não faz distinção de credo, gênero ou etnia e não se vinculam a partidos políticos, embora ofereça todas as oportunidades para o pleno desenvolvimento da cidadania ativa, através das diferentes formas de capacitação pessoal e da equipe, tanto sob o ponto de vista físico, com atividades que melhorem o condicionamento e a agilidade física e mental, como intelectual, ético e social, que se refletem tanto no cuidado com a natureza como na participação ativa na vida comunitária através de trabalhos voluntários, sempre com o objetivo de ensinar a pescar, sem se limitar à doação do peixe, tendo tido atuação destacada em momentos emergenciais de ajuda humanitária, por isso conto com a mais rápida aprovação pelo colegiado", ressalta o parlamentar.

O Movimento Escoteiro começou no início do século passado por iniciativa, de Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Da idéia inicial, consubstanciada no livro “Escotismo para rapazes”, editado em 1908, formaram-se movimentos infanto-juvenis de educação não formal mundiais, propagadores do altruísmo, da lealdade, da fraternidade,da responsabilidade, do respeito a si mesmo e ao próximo e da disciplina perseverante,baseados em um sistema de valores que visam a desenvolver o senso crítico, a criatividade, a participação, o contato com a natureza e a espiritualidade.

A metodologia do Movimento Escoteiro está calcada em cinco vertentes, que são a vida em equipe, o compromisso com o desenvolvimento pessoal e social, a progressão pessoal e do grupo, o contato respeitoso e respeitador com a natureza e a participação ativa na comunidade, que se espelham no compromisso que marca o momento de adesão do participante ao grupo.
Por Henrique Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.