terça-feira, 24 de abril de 2012

Dutra: A pistolagem voltou com força no Maranhão

O Deputado federal Domingos Dutra (PT/MA), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, usou a Tribuna da Câmara dos Deputados, agora a pouco, para falar do retorno da pistolagem no Maranhão, que para muitos já estava extinta, e que atingiu o seu ápice, na noite de ontém, com o assassinato do jornalista maranhense Décio Sá, na Avenida Litorânea, em São Luís. 

Conheça o pronunciamento do parlamentar:

Sr. Presidente, Srs. Deputados, todos os brasileiros e brasileiras que nos acompanham pela Internet e a TV Câmara. Desta tribuna, este ano, eu já denunciei duas vezes ameaças de morte a jornalistas e blogueiros do Estado do Maranhão. Denunciei aqui ameaças de morte ao jornalista e blogueiro Luis Cardoso e César Bello. Apesar desses alertas,o Governo do Estado não tomou as providências devidas.


Ontem, lamentavelmente, à noite, o jornalista e blogueiro Décio Sá foi executado com seis tiros, sendo dois na garganta, dois tiros na cabeça e dois tiros nas costas, na Av. Litorânea, na orla marítima de São Luís, a avenida de maior movimento noturno que nós temos na capital do Estado.

Infelizmente, a pistolagem, que nós imaginávamos estar extinta no Maranhão, voltou com força nos últimos 3 anos, sendo executados Prefeitos, empresários, lideranças de trabalhadores rurais e agora esse jornalista e blogueiro na noite de ontem.

No sábado passado, no Município de Buriticupu, o líder sindical Raimundo Cabeça foi também executado no final da tarde ao chegar a sua casa.

Ontem, repito, o jornalista blogueiro do Sistema Mirante, cuja audiência era muito grande, foi executado à noite, em um restaurante, no momento em que esperava a refeição e um amigo.

Exigimos do Governo do Estado uma política de segurança que valorize os policiais militares, o Corpo de Bombeiros, que incentive os policiais civis e dê proteção aos agentes penitenciários. Exigimos do Governo do Estado uma política de segurança com efetivo suficiente e infraestrutura necessária para combater a pistolagem.

É preciso que no Maranhão tenha um secretário de segurança que entenda de segurança pública, que organize um sistema de inteligência para desbaratar, Deputado Eudes, o crime organizado. Sem um sistema de inteligência ágil, competente para poder desorganizar a pistolagem, desarticular aqueles que a mantêm, vamos continuar vendo maranhenses sendo executados de forma covarde, durante o dia e à noite, como aconteceu ontem com o jornalista Décio Sá.

Nós da Comissão de Direitos Humanos estamos encaminhando expedientes para as autoridades do sistema de segurança brasileiro, autoridades do sistema de segurança do Estado para que imediatamente se adotem as providências, não apenas para prender os executores, mas é fundamental que se prendam os mandantes.

O grau de violência praticado pelo pistoleiro na execução desses jornalistas — 6 tiros, sendo 4 tiros mortais na cabeça e no pescoço — revela que o mandante tinha grande ódio a esse jornalista.

Portanto, é hora de haver segurança pública eficaz para proteger os cidadãos que trabalham. Nós também, com esse assassinado, voltamos a nos preocupar com todos os brasileiros, que estão ameaçados de morte no exercício de sua atividade profissional.

Jornalistas, advogados, procuradores, promotores, juízes, lideranças sindicais são ameaçados simplesmente porque exercem com dignidade o exercício de sua atividade.

Sr. Presidente, é preciso endurecer as penas para crime hediondos como esse, de pistolagem, em que a pessoa, mediante pagamento, executa o cidadão desarmado, desprevenido, de forma cruel, bárbara e covarde.

Fica, portanto, meu registro, minha solidariedade à filha, à esposa, à família do jornalista Décio Sá.

Por Henrique Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.