domingo, 27 de maio de 2012

Chiquinho Escórcio é relator do PL que reconhece a Vaquejada e o Rodeio como esporte


O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB/MA) foi designado relator, no âmbito da Comissão de Turismo e Desporto, de um dos projetos mais polêmicos que estão tramitando na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 3024/11 que equipara o vaqueiro a um atleta profissional, reconhecendo a atividade como esporte.

Na contramão dos movimentos de proteção animal que lutam incessantemente pelo fim das vaquejadas em festas de peão de boiadeiro e rodeios, o deputado federal Paulo Magalhães (PDS-BA) apresentou a proposta  afirmando que o  reconhecimento previsto no projeto complementa a Lei 10.220, vigente desde 2001, que regulamenta a profissão e a remuneração do peão de boiadeiro.

Magalhães sustenta a argumentação de que as vaquejadas "representam uma manifestação cultural legitimamente brasileira, que atrai um público fiel e apaixonado". Reforçando o apelo turístico que este tipo de evento proporciona, o parlamentar ignora, porém, as inúmeras manifestações de ativistas da causa animal que questionam se a prática é mesmo esportiva ou mera forma de crueldade praticada contra os animais.

A Vaquejada e o Rodeio

A vaquejada é uma atividade que acontece basicamente no Nordeste brasileiro, enquanto que o rodeio se concentra mais na região Sudeste do Brasil.

Vaquejada é uma atividade recreativa e competitiva, com características de esporte, da região Nordeste, no qual dois vaqueiros a cavalo têm de perseguir o animal (boi) até emparelhá-lo entre os cavalos e conduzi-lo ao objetivo, onde o animal deve ser derrubado.

Rodeio é uma prática recreativa que consiste em permanecer por até oito segundos sobre um animal, usualmente um cavalo ou boi. A avaliação é feita por dois árbitros.

Por Henrique Machado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.