quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sarney Filho pede reflexão sobre agressões ao meio ambiente, às vésperas da Rio+20


O líder do Partido Verde na Câmara, deputado Sarney Filho (PV-MA) afirmou, ontem  (5), na abertura da programação da Semana do Meio Ambiente, que esta é uma oportunidade de avaliar “se os caminhos que estamos adotando são os mais  adequados para a sustentabilidade”. O Dia Mundial do Meio Ambiente ganha ainda maior importância, de acordo com o deputado, porque o mundo está às vésperas da Rio+20. “Neste encontro, líderes de todos os países irão discutir e tomar decisões importantes sobre as questões ambientais e o desenvolvimento que se deseja para os próximos  anos.

“Sabemos  que a forma como estamos tratando o Planeta irá tornar a vida insustentável, se não houver uma mudança efetiva de comportamento de todos.Os cidadãos, pobres e ricos, estão numa mesma nave, e se nada for feito para frear a destruição do meio ambiente, todos nós iremos naufragar” alertou Sarney Filho.
O homem, segundo o deputado, deve refletir sobre o que ele está fazendo com a natureza. “Os bichos, as plantas, os rios, todos eles  podem viver sem o homem, mas o homem não pode viver sem a natureza.”, disse o líder. Ele lembrou que a maioria das cidades depende das águas geradas em biomas, como é o caso da Mata Atlântica, e mesmo assim, as agressões continuam.

Sarney Filho, o diretor da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani insuguraram a exposição “Rio+20: em busca de uma economia sustentável”. A mostra, que ficará exposta de 05 a 14 de junho, na Câmara dos Deputados é uma realização da Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista. Ao longo de 100 metros de parede são exibidas fotos de regiões da Mata Atlântica, que retratam um cenário ambiental preservado, em comparação com imagens de florestas e cidades altamente degradadas. O intuito é chamar a atenção dos cidadãos e parlamentares para o risco que o Brasil corre com a aprovação do Código Florestal. A frase “Apagão ambiental: comprometa-se, antes que a vida no planeta fique insustentável” conclui a exposição.

A exposição apresenta também fotos e relatos do Ciclo de Debates promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista e a Comissão do Meio Ambiente, que percorreu diversos Estados brasileiros, abordando temáticas relacionadas à Rio+20. Os temas norteadores desses encontros foram: biomas, recursos hídricos, questão urbana, energia, segurança alimentar e economia verde.

Além da mostra, a semana do Meio Ambiente na Câmara contará com uma ampla programação organizada pela Frente Parlamentar Ambientalista. Na quarta-feira (6/5), a Frente e a Fundação SOS Mata Atlântica promoverão um café da manhã no Estádio Nacional de Brasília. Na oportunidade, os participantes falarão sobre o tema “Copa Sustentável”.

Assessoria de imprensa do deputado Sarney Filho/ SOS Mata Atlântica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.