segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Bancada do PMDB escolhe Eduardo Cunha para liderar o partido na Câmara dos Deputados



A bancada do PMDB se reuniu, sob o comando do deputado Henrique Eduardo Alves (RN), na noite deste domingo (3), para escolher o novo líder peemedebista. Em uma disputada acirrada, realizada em dois turnos, o deputado Eduardo Cunha (RJ) foi eleito líder. Com 46 votos contra 32 votos do segundo colocado, deputado Sandro Mabel (GO), Cunha irá conduzir as ações do Partido na Câmara neste ano de 2013. No primeiro turno da votação, Cunha obteve 40 votos, contra 26 votos de Mabel e 13 votos do deputado Osmar Terra (RS), o terceiro candidato.

O novo Líder do PMDB Eduardo Cunha defendeu um papel abrangente para o Partido na Câmara: “quis fazer uma discussão mais ampla e partidária. Temos que colocar a liderança não só para discutir as questões individuais de cada deputado, isso é um papel que eu falei, porque é um dever do líder, mas precisamos discutir as questões importantes para o PMDB”.

À frente da liderança, o deputado pretende implantar uma liderança compartilhada com as vice-lideranças para assuntos específicos, como Plenário, Comissões e etc, e fazer reuniões semanais da bancada às terças. Cunha defendeu que é preciso que haja um rodízio na liderança e que seu mandato será de apenas um ano, pois “o PMDB começa agora um novo momento”. Para ele, a bancada já precisa construir novos lideranças a partir de já, pensando em 2014, que será um ano eleitoral importante para a legenda.  

O Peemedebista maranhense Alberto Filho destacou a forma democrática como prosseguiu a escolha da nova líderança do partido, que mesmo sendo uma disputa acirrada, prevalesceu a vontade da maioria dos parlamentares. "Nós estivemos acompanhando a campanha do deputado Sandro Mabel, tivemos visitando vários estados junto com ele, mas infelizmente não deu. Porém eu tenho certeza que o PMDB vai manter essa unicidade do partido. O nosso novo Líder em seu pronunciamento depois de eleito falou que o PMDB vai continuar unido trabalhando em prol do desenvolvimento dos mandatos dos deputados federais. Essa é importância do nosso partido, esse é o diferencial do nosso partido aqui na Câmara Federal. Um partido que apesar de alguma disputa interna mantém sua União em prol do trabalho e desenvolvimento dos estados da nossa Federação".

O deputado federal Professor Sétimo Waquim ressaltou também o caráter democrático da disputa para a Liderança e a unificação do partido. "O Deputado Henrique Eduardo Alves manteve essa união. No PMDB há 10 anos atrás existia três grupos na Câmara, e ainda a divisão no Senado Federal, mas o Henrique unificou o partido, tanto a bancada na Câmara, como no Senado Federal. Passada essa eleição, que é uma disputa interna, o partido continuará unido, defendendo suas propostas junto ao governo Federal, e todos nós sabemos da capacidade, da competência, da inteligência do Eduardo Cunha. E como Líder do PMDB ele saberá conduzir, assim como, Henrique alves, soube conduzir o partido. Confiando na sua capacidade de aglutinação, e acima de tudo o bom senso da bancada em torno da Liderança. O PMDB com seus 81 deputados federais manteve-se unido junto ao Governo Federal,e agora mostrará a bandeira e a força do PMDB, e principalmente mostrará que não somos só um partido da Base, nós fizemos o governo e vamos participar, também, governando junto com o governo" 

Para Francisco Escórcio o Líder é uma peça fundamental dentro da estrutura de poder de um partido. "Ganhou aqui o Eduardo, mas não perdeu Sandro Mabel. O Sandro Mabel precisa estar imbuído no sentimento de que ele faz parte dessa unidade. O PMDB se fortalece democraticamente e todos nós temos o dever de pegar e levar a maior altura do pódio o nosso partido, que já ocupa a presidência do Senado, e ocupará naturalmente a presidência da Câmara do Deputados. É muito importante a Liderança do PMDB aqui na Casa, portanto eu faço uma referência elogiosa a esse esquema,esquema não pejorativamente, mas um esquema de poder do PMDB. Viva o PMDB". 

Por Henrique Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.