sexta-feira, 5 de abril de 2013

Comissão externa coordenada pelo parlamentar maranhense Sarney Filho comenta visita a região serrana do Rio de Janeiro

Nos próximos dois meses, os deputados da comissão externa sobre os danos das chuvas em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, vão avaliar a situação do município e propor melhorias para os processos burocráticos que envolvem cidades em situação de emergência ou calamidade. Isso é o que garante o coordenador da comissão, deputado Sarney Filho, do PV maranhense, depois da visita que fez a Petrópolis, na semana passada.


"O que as pessoas querem é dormir sem medo de morrer. E aqui a gente não vê essa possibilidade a curto prazo. Mas nós vamos nos debruçar sobre o que aconteceu e o que pode ser feito" afirmou o parlamentar.

Mais de 15 mil famílias estão em áreas de risco em Petrópolis. Os deputados que estiveram no município se indignaram ao constatar que, além do sistema de alerta, não foram feitas outras obras de prevenção a desastres no município, mesmo depois de a região serrana do Rio de Janeiro ter sofrido a pior catástrofe natural da história do país, em 2011. Um dos que cobram providências é Simão Sessim, do PP fluminense.

O deputado federal Simão Sessim (PP/RJ) questiona: "Cadê as casas e a drenagem que foram prometidas?"

O deputado Otávio Leite, do PSDB fluminense, também faz cobranças."Verbas são anunciadas e nada acontece. De 2011 para cá não se fez uma casa e houve vários desabamentos. A gente vê que as dotações federais não se concretizam na prática."

Para o deputado Eurico Junior, do PV fluminense, é preciso pensar numa forma de ajudar a prefeitura a comprar terrenos para fazer casas populares."Existem recursos desde a enchente de 2011 para a construção de casas populares. Mas o que não tem é dinheiro para a aquisição dos terrenos. Um terreno aqui em Petropolis é caro". 

Até agora, os prejuízos causados pela chuva em Petropolis estão estimados em 120 milhões de reais. A prefeitura vai receber 11 milhões de reais dos governos federal e estadual para gastos emergenciais. De brasília, Ginny Morais.

Um dos integrantes da comissão externa que acompanha os problemas causados pelas chuvas no Rio de Janeiro, Fernando Jordão, do PMDB, detalhou as ações do colegiado. Segundo o parlamentar, o objetivo é ajudar os prefeitos na correta destinação dos recursos para minimizar os efeitos da catástrofe natural sobre a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.