segunda-feira, 6 de maio de 2013

Comissão de Meio Ambiente discute desmatamento na Amazônia

O aumento dos alertas de desmatamento na Amazônia, identificados pelo Imazon – Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia, serão discutidos na próxima terça-feira, 7 de maio ás 14h, na CMADS -  Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Câmara dos Deputados.

Segundo informações do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no intervalo entre 1º de agosto de 2012 a 28 de fevereiro de 2013,  os alertas de desmatamento subiram 26%, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Para o deputado Sarney Filho (PV/MA), requerente do debate, mesmo sendo preliminares os dados precisam ser esclarecidos. “Torço para que não tenha tido aumento no desmatamento na Amazônia, mas precisamos averiguar os alertas que foram noticiados pela mídia”, afirmou o deputado.

Sarney Filho questiona ainda as limitações do sistema de monitoramento que podem prejudicar os dados, como por exemplo, a existência de pontos cegos e a presença de muitas nuvens na região amazônica. “Sabemos que há épocas do ano em que a floresta está mais coberta pelas nuvens do que em outras. Esse é um detalhe que devemos estar atentos”, acrescentou.

Irão participar da audiência pública, Daniel Cézar Azeredo Avelino, Procurador da República do Ministério Público Federal; Francisco Oliveira, Diretor de Políticas e Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente; Luciano de Mendes Evaristo, Diretor de Proteção Ambiental do Ibama; Dalton de Morrison Valeriano, Coordenador do Programa Amazônia do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; Adalberto Luis Val, Diretor do Inpa - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Carlos Souza Júnior, Pesquisador Sênior do Imazon, Coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e o representante do Governo do Estado do Mato Grosso.

Interatividade na Audiência Pública

Convidamos você e seus amigos a participar vitualmente deste debate por meio do endereço http://edemocracia.camara.gov.br/web/espaco-livre/bate-papo-tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.