quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Rerfoma política é discutida em reunião com lideranças timonenses

Deputado Professor Sétimo nesta segunda-feira dia 05/08, se reuniu com  vereadores, lideranças comunitárias e jovens engajados politicamente  na sede do PMDB em Timon, para discutirem pontos da Reforma Política que está em discussão no Congresso Nacional.

Professor Sétimo apresentou vários pontos da Reforma Política desde as várias formas de voto, como o voto em lista, que é o oposto do voto majoritário. Os eleitores tem a opção de votar apenas em uma lista de candidatos apresentada pelos partidos. Os pontos positivos da proposta conforme o Sétimo, é o fortalecimento dos partidos, e mais comprometimento  políticos,  o que melhoraria  a classificação dos candidatos na lista,  e proporcionaria ainda campanhas mais baratas. Mas essa situação poderia fortalecer os caciques partidários e diminuiria o vinculo entre o eleito e o eleitor.

No ponto da fidelidade Partidária a ideia seria ter um período para que o político possa deixar o partido depois de eleito sem sofre punições, com prazo de seis meses que antecedem cada eleição. Hoje o mandato conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o mandato é do partido.  O bom da proposta é que seria respeitada a escolha feita pelos eleitores nas urnas.

 Sétimo explicou ainda a proposta do fim das coligações, da cláusula de desempenho; reeleição; candidatura avulsa; financiamento Público de Campanha; suplência de senadores e a coincidência de mandatos. Temas esses que fará parte de uma cartilha que está sendo elaborando para elucidar algumas questões sobre o tema.

O Vereador Torres exaltou o tema proposto pelo Deputado Sétimo, na reunião e disse que é essa discussão é importantíssima para o grupo político, “ter a oportunidade dê, dessa reunião, sair alguma proposta que melhore os temas da reforma política é grandioso para nós. Estamos exercitando nossa consciência política, pensando num sistema mais sólido e igualitário” disse ainda que a oposição irá se reuni mais vezes para discutir temas também de grande importância para  o Município, como a segurança Pública.

O vereador Tales Waquim, disse que a iniciativa do Deputado de trazer o tema para debate com lideres comunitário e as bases do partido no município, é de grande valia, “esse tema é fundamental para entendermos o processo político nacional que estamos vivendo. Sétimo sempre traz temas de grande relevância para o nosso grupo e para a comunidade. Não podemos esquecer também, que ano que vem é  ano de eleições, temos que estar bem informados”, disse.

O Presidente do PMDB de Timon, José Costa finalizou o evento parabenizando a todos presente  pelo  enriquecedor debate que tiveram,e lamentou não ter tido mais tempo para convidar  outras  lideranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.