terça-feira, 6 de março de 2012

Deputado Sarney Filho presidirá Comissão de Meio Ambiente da Câmara


Após reunião de líderes com o presidente da Câmara, Marco Maia, o líder do Partido Verde, deputado Sarney Filho (PV-MA), anunciou que o partido ficará com a presidência da Comissão de Meio Ambiente  e que o seu nome foi indicado  para  presidir a CMADS. Ao abrir a reunião da Frente Parlamentar Ambientalista, hoje pela manhã, o deputado comentou a decisão. “Pela primeira vez, o PV presidirá esta comissão. Nosso objetivo é trabalhar pela sustentabilidade, num ano importante, em que o Brasil sediará a Conferência Mundial do Meio Ambiente, a Rio+20".

Em seu oitavo mandato como deputado federal, Sarney Filho foi ministro do Meio Ambiente no Governo FHC. Atualmente é líder da bancada do PV, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e da Bancada Federal do Maranhão. Desde seu ingresso na política está à frente das principais ações no Congresso Nacional nessa área. Foi de sua iniciativa a proposta de criação da Comissão do Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (CMADS).
Durante a sua gestão como ministro (1999/2002), o MMA foi reestruturado para dar ênfase à sustentabilidade, com a criação da Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. Foi criada a Agência Nacional de Água (ANA); regulamentada a Lei de Crimes Ambientais e a Lei das Águas e criado o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), entre outras iniciativas.

De volta à Câmara dos Deputados, em 2002, revitalizou os trabalhos da Frente Parlamentar Ambientalista, movimento suprapartidário que atua com o apoio de  movimentos representativos da sociedade civil. A Frente desempenha importante papel na discussão de propostas em tramitação no Congresso. Atuou de forma decisiva na aprovação da Lei de Resíduos Sólidos e luta contra tentativas de retrocesso na legislação ambiental.

Por Assessoria de Imprensa da Liderança do Partido Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.