quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dutra participou da reunião na PGR em defesa dos índios Guarani-Caiouás


O Deputado Federal Domingos Dutra (PT/MA) participou da reunião da 6ª Câmara da Procuradoria Geral da República para tratar dos graves problemas enfrentados pelos índios Guarani Caiouás,de Mato Grosso do Sul, que vivem em situação precária e delicada. 

"Fiz um apelo ao representante do governo que unifique as ações por ele proposta e decida medidas urgentes diante do genocídio histórico desta nação indígena" disse o parlamentar. 
O 12 mil índios da tribo estão confinados em 3,5 mil hectares da reserva de Dourados e não tem estrutura para o convívio de muita gente em pouco espaço de terra. A perda da identidade, causadas pela falta de terra e de recursos naturais, agravada pelas dificuldades econômicas e sociais, está levando aos membros daquela tribo a cometerem suicídios. Nos últimos cinco anos mais de 300 indígenas recorreram a essa prática, que segundo os seus costumes, é considerado como um tipo de feitiço, até os próprios líderes indígenas evitam falar sobre o assunto.

Além disso as frequentes disputas por terras com latifundiários da região, resultarem no assassinato, por pistoleiros fortemente armados, de diversos indígenas daquela etnia

A próxima reunião para tratar do tema está marcada para o dia 4 de maio.

Por Henrique Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.