sábado, 19 de maio de 2012

Cléber Verde: Legislar é pensar no futuro


Fazer propostas que não só melhorem a vida da população, como também se antecipem a eventuais problemas. O deputado Cleber Verde sabe disso e tem um mandato voltado a atender essas expectativas. Por isso, suas propostas priorizam segmentos e grupos como o dos aposentados (garantindo um futuro melhor para quem tanto fez e faz no presente) e para o meio ambiente (afinal, sustentabilidade é palavra chave quando se pensa nas futuras gerações).

Várias vezes, pequenas iniciativas podem representar um impacto importante na vida das pessoas. A proposta de Cleber Verde, prevista no Projeto de Lei 1.273, estabelecendo que o período de férias escolares de 2014 coincida com o dos jogos da Copa do Mundo foi anexada a Lei Geral da Copa.  Com a mudança, não só se possibilita que crianças e adolescentes façam parte de uma das maiores festas do esporte mundial, como ainda evita-se a perda de aulas durante os jogos do Brasil (uma tradição em outras Copas). Além disso, ainda se facilita o tráfego, retirando das ruas durante o evento os carros de pais e responsáveis buscando os filhos nas escolas.

Desde seu primeiro dia na Câmara, Cleber Verde escolheu a área da previdência como uma das prioridades em seu mandato. Escolha essa que se consolidou com vários projetos em tramitação na casa, como o da Desaposentação, pelo qual beneficiários do sistema de previdência que voltaram a trabalhar poderão renunciar a aposentadorias especiais e por tempo de contribuição, ficando assegurada a contagem do período de contribuição para a obtenção da aposentadoria integral ou para o cálculo da proporcional. (o projeto já foi aprovado na Comissão de Seguridade da Casa); a Aposentadoria para Garimpeiros - Verde foi autor da proposta de criação da Frente Parlamentar específica para a questão e da PEC 405/09, que reenquadra garimpeiros e pequenos mineradores no Regime Geral da Previdência Social ao lado de produtores rurais, parceiros, meeiros e pescadores artesanais.

Em março relançou a frente Mista em Defesa dos Aposentados e Pensionistas, parlamentares de praticamente todas as legendas participaram da reunião da Frente na Câmara dos Deputados, que é reconhecida como uma das mais importantes do congresso, devido ao seu poder de mobilização e a relevância do tema. Exatamente por isso, o deputado Cleber Verde, escolhido presidente da Frente, vê a oportunidade como a maior responsabilidade de sua vida pública até o momento. “A frente congrega 320 deputados e 18 senadores, em um raro exemplo de mobilização em torno de um objetivo: fazer justiça com os aposentados e pensionistas do Brasil”, definiu Cleber Verde, responsável por arregimentar as assinaturas dos integrantes da frente.

Os pescadores por sinal são outra prioridade de Cleber. Preocupado com as questões ambientais, o parlamentar acredita que ao dotar esses trabalhadores de instrumentos que permitam o exercício de suas profissões com segurança e incentivos técnicos e financeiros, evita-se a pesca predatória, com impacto no futuro do País e na própria sustentabilidade do Oceano. Entre as propostas de Cleber Verde em tramitação na Câmara estão a que cria o Fundo de Aval dotando os trabalhadores de recursos que possibilitem a renovação da frota, investimento em aquaricultura e na qualificação da mão de obra, bem como o que equipara o trabalho de extrativismo de mariscos com o do pescador original, corrigindo uma distorção histórica. 

Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cléber Verde
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.