quinta-feira, 21 de junho de 2012

Santa Mônica poderá atender pacientes de ortopedia e traumatologia


Um conjunto de esforços tem sido travado pelos deputados Dr. Pádua (PSD) e Chiquinho Escórcio (PMDB) e o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) junto a Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MA) para viabilizar o credenciamento do Hospital Santa Mônica para atendimento de ocorrências de urgência e emergência em ortopedia e traumatologia em alta complexidade em Imperatriz.

Dr. Pádua, que presidiu a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, explicou que o projeto para credenciamento se encontra na Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) do Governo do Maranhão. “Os casos de ortopedia e traumatologia aumentaram de forma considerável em nosso estado, principalmente em Imperatriz e em diversos municípios da região Tocantina”, justifica.

Ele entende que com o aumento da frota de veículos, especialmente de motocicletas tem elevado o número de acidentes, inclusive com vítimas fatais, em Imperatriz. “Só no começo desse ano foram registrados 91,86% dos acidentes de trânsito em Imperatriz e no perímetro urbano da BR-010 tinham o envolvimento de motos”, revela.

Preocupado com esse problema, o deputado Dr. Pádua contou que em parceria com o deputado federal Chiquinho Escórcio e o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e a direção do Hospital Santa Mônica buscam credenciar essa unidade hospitalar para o atendimento dos casos de ortopedia e traumatologia.

Segundo ele, a medida desafogará a grande demanda registrada no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão. Só para se ter uma ideia no primeiro trimestre do ano foram registrados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 859 acidentes de trânsito em Imperatriz, sendo que, em 700 casos, pelo menos, um dos veículos envolvidos era motocicleta ou ciclomotor, veículo automotor de duas rodas com até 50 cilindradas.

“Nós acreditamos que esse credenciamento será feito pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Saúde”, finalizou.

Fonte: Tribuna do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.