quinta-feira, 5 de julho de 2012

Atraso na Licitação da BR 135: Sarney entra duro na questão


O presidente do Senado Federal, José Sarney, designou hoje o deputado federal Francisco Escórcio para saber as razões que levaram o Dnit a suspender a licitação da BR 135 (a rodovia da morte), que estava prevista para ser aberta até junho e a ordem de serviço (duplicação da BR) começar no máximo em julho.

Ocorre que entramos em julho e nada da abertura do processo licitatório. Escórcio esteve com o presidente do Dnit, gerenal Jorge Fraxe, agora pela manhã, e dele ouviu que existe uma manobra muito forte para emperrar o processo.

Para o deputado federal, o empecilho aponta para  a Vale, antiga Vale do Rio Doce, que não aceita o deslocamento de seus trilhos por onde passam diariamente vagões com minérios.

Como a Vale é poderosa, quer impor ao Dnit que a duplicação seja feita do lado dos canos da adutora Italuís, na margem ds BR-135. Ou seja: deslocar toda a tubulação para próximo das redes de fiações elétricas da Eletronorte. Um perigo.

Além disso, estudos enviados ao senador Sarney mostram que a duplicação pela lado da tubulação do Italuis, além de comprometer o abastcimento de água na capital, levando-o ao colapso total, retardarão  os serviços na BR-135  em  mais dois anos para conclusão só no trecho que compreende Estiva a Bacabeira.

O senador informou que vai conversar nas próximas horas com a presidente Dilma Rousseff para dizer que não aceita a imposição da Vale. Ontem mesmo a governadora Roseana Sarney já manifestava a mesma reação. Falta agora a bancada federal e estadual se posicionarem.

Fonte: Blog Luís Cardoso

Um comentário:

  1. Pres.Sarney,a rodovia da morte não pode continuar sem a duplicação,só porque a Vale quer.Mais uma vez "salve" seus conterraneos,pois segundo estatíscas essse trecho "mata" duas pessoas em média por semana.Use seu prestígio,chame a bancada federal do Maranhão.O povo do Maranhão agradece(os q ainda vivem).

    ResponderExcluir

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.