segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de Outubro.


Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

O crecimento sociodemográfico das pessoas idosas, constatado nas pesquisas atuais, é atribuído principalmente ao aumento da logenvidade, por conta da diminuição da natalidade, do avanço da medicina e da tecnologia. Essa realidade exige a implantação de políticas públicas, principalmente  relacionadas à educação de iniciativa governamental e não gormenamental para evitar esforçõs no coletivo da sociedade, em função de garantir a educação das novas e futuras gerações, com foco na melhoria da qualidade de vida.

Pensando  na condição do Idoso,  além de  defender seus direitos  dentro da Câmara Federal, o Deputado Federal Professor Sétimo Waquim (PMDB/MA) publicou  no início deste ano “ Cartilha  do Idoso” com a Lei nº 10.741, de 10 de outubro de 2003, que  trata do assunto, acrescentando ainda a  cartilha o “Estatuto do Idoso em Cordel”, trabalho da Professora Deuzimar Costa Serra realizado  em parceria com alunos do Curso de Pedagogia na Disciplina Educação da Terceira Idade da UEMA/CESTI (Centro de Estudos Superiores de Timon) e profissionais  da área do direito e licenciatura em Letras, que me deixou muito feliz.  Também  informo na publicação os direitos na Previdência Social; Saúde, Transporte e Habitação, contribuindo assim para  melhor esclarece direitos de nossos idosos.

"Desejo a todos, não só aos Idosos de hoje, uma melhor Idade com  respeito e dignidade", ressalta o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.