terça-feira, 7 de maio de 2013

Drogas Por Quê? Desafios para Educação

Certamente, seja na escola, no ambiente familiar, no trabalho ou em qualquer boa conversa de amigos, discutir sobre o problema das drogas e seus efeitos no organismo é um tema corriqueiro e que gera muitas incertezas. Todos têm suas próprias conclusões a respeito: alguns porque consultaram as informações em livros, outros porque viveram — ou vivem — na pele a dependência de familiares e amigos.

De fato, a questão do uso indevido de drogas é uma problemática que afeta os brasileiros; não escolhe raça, condição financeira, sexo, religião ou idade. Cada vez mais cedo as crianças estão tendo acesso ao mundo das drogas e, como não se pode tapar o sol com a peneira, o caminho é debater as conseqüências negativas do vício.

Com esse objetivo foi lançada pela Fundação Milton Campos para Pesquisas e Estudos Políticos, ligada ao Partido Progressista (PP), a campanha "Drogas Por Quê? Desafios para a educação. Uma série de seminários que pretende identificar ações estratégicas, para auxiliar os educadores a trabalhar de forma mais eficaz a prevenção do uso das drogas entre as crianças, adolescentes e jovens, por meio das capacitações aos professores.

Além disso, a Fundação disponibilizou o Portal “Drogas Por quê?” , onde o internauta tem um instrumento de reflexão e informação sobre as drogas e suas formas de uso, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de pessoas conscientes e capazes de fazer escolhas saudáveis.

A prevenção do uso indevido de drogas não é uma questão isolada, é parte integrante da formação de crianças e adolescentes e deve ser vista com objetividade e cuidado, sem posturas alarmistas ou preconceituosas.

O trabalho que vem sendo desenvolvido pela FMC nos seminários “Drogas Por Quê? Desafios para a Educação” encontra aqui um complemento e uma ampliação. O portal dá continuidade ao trabalho presencial realizado com educadores e agentes sociais e abrange um público maior pela interação virtual.

Nosso objetivo é que as famílias brasileiras, os educadores de escolas públicas e privadas e da educação social, os agentes de saúde, de assistência e segurança, os formadores de opinião, os quadros políticos e a população em geral se sintam apoiados no seu trabalho de prevenção do uso indevido de drogas e na promoção de ações que diminuam os problemas associados ao consumo.

Para o progressista maranhense Waldir Maranhão, vice-líder do governo, a questão das drogas é muito complexa e só as políticas de repressão dos governos federal e estaduais não são necessárias para sanar esse problema. A luta contra as drogas deve se embasar prioritariamente em sua prevenção e esta se mostrará eficiente por meio de campanhas educativas e principalmente no desenvolvimento de ações recreativas, culturais e esportivas dentro das escolas. Para isso os profissionais da educação tem que estar muito bem preparados para essa luta. A premissa principal para garantirmos o sucesso nessa luta é a integração das famílias, das sociedades e dos governos federal, estaduais e municipais.

Por Henrique Machado com informações da Fundação Milton Campos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.