quinta-feira, 29 de março de 2012

Edivaldo Holanda Júnior cobra reformulação do pacto federativo

O deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC/MA) discursou na tarde desta quarta-feira em Grande Expediente e pediu a revisão do pacto federativo brasileiro. Para o parlamentar, o remodelamento deve descentralizar o poder estatal com a intenção de reduzir as desigualdades regionais.

Edivaldo lembrou que a Comissão de Notáveis será instalada no Senado Federal dia 12 de abril, a fim de fomentar propostas para um novo pacto federativo que mude a relação entre União, estados e municípios. Apesar do destaque, Edivaldo Holanda Júnior pediu equilíbrio na abordagem do tema.  “Se não tivermos a serenidade que o momento exige e a capacidade de resolvermos com isenção e equilíbrio as distorções financeiras e orçamentárias que pesam nos ombros dos entes federativos, corremos o risco de perder a oportunidade de proporcionar, a contento, o tão esperado desenvolvimento municipal”, alerta o petecista.
O deputado destacou o empenho da presidente Dilma na construção de políticas públicas, mas considerou o modelo atual – previsto na própria Constituição – ultrapassado com relação à demanda dos municípios. “O nosso desenho constitucional de competências e responsabilidades atual não atende às demandas da sociedade e não permite a união conhecer todas as muitas particularidades municipais”, disse.

A saúde pública, a segurança e o combate à violência urbana e rural foram citados pelo parlamentar como elementos que merecem uma nova análise em nível do tratamento municipal. “A segurança pública no Brasil, por exemplo, não pode mais ser conduzida pelos mesmos moldes de 24 anos atrás, ou seja, desde a Constituição de 1988”, expôs. Para ele, o recurso destinado aos municípios é insuficiente e as prefeituras têm, frequentemente, de recorrer a viagens a Brasília para solicitar verba para manter a gestão. “É preciso ser realista e ver que a legislação não atenta para a triste particularidade de centenas de municípios que sobrevivem apenas do fundo de participação municipal e que não têm como gerar receitas próprias”, defende.

A respeito da desigualdade social, Edivaldo Holanda Júnior aponta que a lei vigente não supre as carências específicas e não abarca a real dimensão da diversidade do país. “Não dá mais para se desprezar esses abismos sociais que transformam a nossa nação em vários Brasis dentro do mesmo território. e todos nós sabemos que parte considerável dessa tragédia advém naturalmente dessa concentração absurda e perversa dos recursos financeiros na União”, conclui Edivaldo.
 
Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Edivaldo Holanda Junior



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.