terça-feira, 20 de março de 2012

Simplício e Dutra participam da mobilização de assalariados rurais em Brasília

Os deputados federais Simplício Araújo e Domingos Dutra participaram na manhã desta terça-feira, 20/03, da 1ª Mobilização Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais. O evento aconteceu na Esplanada dos Ministérios e foi promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Trabalhadores rurais de todo o país estiveram presentes para chamar atenção do governo para a situação desse segmento na agricultura. Uma pauta de reivindicações foi entregue ao ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. A principal demanda é a criação de uma Política Nacional para os Assalariados e Assalariadas Rurais, que tenha como foco o combate à informalidade, a geração de emprego, renda, educação e requalificação, levando cidadania ao trabalhador do campo.
Simplício Araújo e Domingos Dutra participaram da mobilização para apoiar a Contag no questionamento do modelo de desenvolvimento agrário que existe no Brasil e que baseia-se no latifúndio, na mecanização desordenada, agrotóxicos, sementes geneticamente modificadas, e que não tem priorizado a geração de emprego de qualidade. A pauta de reivindicações apoiada por Simplício e Dutra busca a melhoria das condições de vida e de trabalho no campo, combate á informalidade, saúde, segurança do trabalhador e trabalhadora rural e universalização de direitos.

Outro ponto que merece atenção são as normas técnicas de segurança e saúde e também a priorização da PEC 438/2001, que dispõe sobre a expropriação dos imóveis rurais onde tenha sido utilizada mão de obra escrava; agilidade nas concessões dos registros sindicais; jornada de trabalho de 40 horas semanais; qualificação para 400 mil trabalhadors e outrso pontos importantes para a categoria.

Trabalho Escravo - Outro ponto que merece atenção são as normas técnicas de segurança e saúde e também a priorização da PEC 438/2001, que dispõe sobre a expropriação dos imóveis rurais onde tenha sido utilizada mão de obra escrava; agilidade nas concessões dos registros sindicais; jornada de trabalho de 40 horas semanais; qualificação para 400 mil trabalhadores e outros pontos importantes para a categoria.
 
Os parlamentares esperam que o governo se sensibilize e que as reivindicações sejam atendidas o mais breve possível.

Foto: Tuca Pinheiro
Por: Asssessoria de Imoprensa do Deputado Federal Simplício Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.