terça-feira, 10 de abril de 2012

Criação da Universidade do Centro-Norte Maranhense será apreciada na CEC


A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados apreciará amanhã o PL nº 7.246, de 2010, do Senado Federal, de autoria do Senador Lobão Filho (PMDB/MA), que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Centro-Norte Maranhense, com sede no Município de Santa Inês, no Estado do Maranhão. 

A iniciativa estabelece como objetivos da nova universidade ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas de conhecimento e promover extensão universitária.

O parecer do Relator na Comissão, o Deputado Federal Ariosto Holanda (PSB/CE) considerará as observações constantes da Súmula de Recomendações aos Relatores da Comissão de Educação e Cultura nº 1/2001 – CEC, que sistematiza critérios para análise de alguns tipos de iniciativas, e no caso dessa matéria recomenda a sua rejeição, tendo em vista que a criação de universidades federais implica a criação de órgãos públicos e, consequentemente, dos cargos, funções e empregos correspondentes, atribuição privativa do Poder Executivo.

"Voto pela rejeição da matéria, ao tempo em que, reconhecendo o mérito da Proposta e manifestando nossa intenção de apoiá-la, sugerimos seu encaminhamento na forma de Indicação desta Comissão de Educação e Cultura ao Poder Executivo" justifica o relator no seu voto.

Por Henrique Machado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.