terça-feira, 26 de junho de 2012

26 de junho: Dia Mundial de Combate às Drogas


Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou o dia 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas.

No mundo todo, cerca de 200 milhões de pessoas - quase de 5% da população entre 15 e 64 anos - usam drogas ilícitas pelo menos uma vez por ano. Cerca de metade dos usuários usa drogas regularmente; isto é, pelo menos uma vez por mês. Os dados são do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês).

Existem diversas formas de combater os prejuízos causados pelo consumo de drogas. Uma delas é através da conscientização. É necessário que se reflita cada vez mais sobre este problema que afeta tantos indivíduos, constituindo-se em um grave problema de saúde pública.

De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ), não existe um número preciso de usuários de drogas, em especial do crack, no Brasil. Segundo números apresentados a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem mais de 1 milhão de usuários. É importante lembrar que o crack, apesar de ser muito agressivo, não é a única droga a causar dependência. Pode-se destacar ainda a maconha, cocaína, o álcool - que apesar de liberado traz tantos danos colaterais quanto às drogas ilícitas. Hoje o alcoolismo é a 5ª maior doença incapacitante no mundo. São acidentes, perdas afetivas, financeiras, morais, físicas etc. A maconha, que algumas pessoas acreditam ser uma "droga leve", produz alterações da percepção, causa delírios, euforia, confusão mental, entre outras.

O Deputado Federal Professor Sétimo (PMDB/MA) publicou uma cartilha que aborda o uso de várias drogas e seus efitos, que foi distribuída em escolas e em comunidades maranhenses.

Digamos: Não as Drogas! e Sim a vida! 

Por Léia Rego 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.