domingo, 3 de março de 2013

Sétimo Waquim e Chiquinho Escórcio comentam a Convenção Nacional do PMDB


(Brasília – DF) - A Convenção Nacional do PMDB, encerrada neste sábado, em Brasília, com a escolha da nova direção nacional do Partido, reuniu convencionais de todo o país, onde foi aprovada a recondução de Michel Temer na presidência do PMDB para o biênio 2013-2015 e a confirmação do nome do Senador maranhense João Alberto, como Vogal do partido.

Na oportunidade, o deputado federal Sétimo Waquim comentou o sucesso da Convenção, onde a marca foi a grande participação da juventude. O PMDB tem se organizado nos últimos anos nos estados, por meio dos Núcleos PMDB Jovem e do PMDB Mulher. Essa estruturação tem feito com que o partido tenha avançado nas eleições municipais, estaduais e também para o Congresso Nacional.

“A coligação PT e PMDB é uma aliança ao longo do tempo, que tem se solidificado, e que nós esperamos que ela continue para 2014. Acreditamos que o PMDB não é só um parceiro, ele é que assegura a governabilidade, desde o período da Ditadura Militar, na grande pessoa, da figura inabalável de Ulysses Guimarães”.

Sétimo ressaltou ainda que o PMDB passou por uma turbulência quando se separava o PMDB da Câmara e o do Senado, porém com a chegada de Henrique Alves, na Liderança do partido na Câmara, ele conseguiu unificar o partido. “Hoje nos temos um partido unido, um PMDB fortalecido, onde quebramos todas as arestas, de maneira que essa convenção é uma testemunha dessa unificação, com a apresentação de uma única chapa, um nome de consenso”.

Afirmando ainda que o partido sairá mais forte ainda da Convenção e as pequenas divergências regionais serão acomodadas dentro de uma conversa. “Isso é passível dentro de qualquer aliança, o desentendimento, o questionamento pelo poder regional de um partido”.

Lembrou, também, que ontem foi realizada a Convenção do PMDB Jovem e que o partido a cada momento avança. O PMDB tem uma parceria com o PT, apesar de existir um grupo que defenda uma candidatura própria já para 2014, entretanto a maioria quer a aliança com o PT e a manutenção de Michel Temer na Vice-Presidência.

 “Estamos nos preparando para que em 2018, o PMDB lance candidatura própria, aí sim teremos esse espaço de seis anos para estruturar melhor o partido, fazendo com que a militância jovem, com o apoio da Fundação Ulysses Guimarães, que é muito importante, está transformando, conscientizando a nossa juventude que não existe cabo eleitoral pago. Cabo eleitoral subsidiado não é um militante! A FUG, na pessoa do seu presidente Eliseu Padilha, vem fazendo isso no país inteiro, em todo estado, em cada município, com os cursos de Formação Política para Juventude e para os candidatos do partido, bem como o Curso de Gestão Política, esperando que esse PMDB tenha consciência de que amanhã nós precisamos ter no poder um presidente do nosso partido”, afirmou Waquim.

A respeito da posição do PT de Santa Catarina o deputado considerou uma atitute imatura, já que existe uma aliança de âmbito nacional, e quem tem quem decidir se o PT se coligará com o PMDB é o PT regional. “Pelo que conheço a maioria dos petistas maranhenses é favorável a essa coligação. Essa aliança não é com Sarney e nem com a governadora Roseana, é uma parceria nacional, que atende a região do Maranhão. O deputado federal Domingos Dutra é que vinha criando problema com seu pequeno grupo. Dutra que era o entrave está de mala e cuia para o partido da Marina a #Rede. Ele já caiu na Rede da Marina”

Política igual a jogo de futebol 

Para o deputado federal Francisco Escórcio a aliança do PMDB, em nível Nacional, bem como a sucessão da governadora Roseana Sarney no Estado, será com o PT, mesmo existindo um grupo dentro do PT que quer apoiar o candidato da oposição. "Toda tentativa é válida nesse campo e a política é igual ao jogo de futebol. O cara vê que tem um atacante com habilidade, o que ele faz? Ele procura derrubar, puxar a camisa e empurrar para tentar impedi-lo de fazer sua maestria, com facilidade. Isso faz parte da vida, agora nós sabemos da nossa potencialidade, nós estamos atentos a isso e eu tenho certeza que essa união PT e PMDB é para valer, e será feita em todo o Brasil", disse Escórcio.

Por Henrique Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.