quarta-feira, 3 de abril de 2013

O Brasil não precisa de armas, mas de educação! afirma Waldir Maranhão


O deputado Waldir Maranhão (PP/MA) afirmou em Brasília, que o Brasil não precisa retroagir e aprovar porte de armas para colecionadores e atiradores esportivos como prevê um Projeto de Lei que tramita na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, o PL 6971/10. 

Para o parlamentar a ampliação do porte pode aumentar os crimes por armas de fogo. Waldir Maranhão lembrou que guardar armas em casa é um péssimo hábito e seifa a vida de crianças e adolescentes por acidentes. “O cidadão de bem deve ter sua segurança garantida e não ser obrigado a manter armas para sua própria segurança, isso é obrigação do Governo. Os policiais sim, eles podem e devem andar armados e aparelhados, mas o cidadão de bem não precisa,” afirma.

Para o deputado, a população tem de ter direito e acesso a educação de qualidade. “Precisamos implementar e aprovar projetos que garantam cada vez mais a escola pública digna, que melhore os índices brasileiros. O que precisamos é de educação e não de porte de armas” afirma Maranhão que é ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão.
Waldir Maranhão afirma que a exclusão do sistema educacional é um dos principais motivos para o aumento dos crimes por armas de fogo entre os jovens. “É preciso entender que os crimes por arma de fogo aumentam na medida em que os jovens desistem de estudar. Um jovem sem emprego sem estímulo, sem perspectiva tende a entrar no mundo do crime, e a facilidade em encontrar armas de fogo faz o número de homicídios subir assustadoramente”, afirma o deputado maranhense.

Segundo pesquisa do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais que traçou o Mapa da Violência 2013 - Mortes Matadas por Armas de Fogo, entre os anos de 1980 e 2010, as mortes causadas por armas de fogo aumentaram 346% no Brasil.

Subiram de 8.710 vítimas em 1980, para 38.892, em 2010. Os homicídios cresceram 502,8%. Em dez anos as Mortes causadas por armas de fogo cresceram 414% entre as pessoas com idade entre 15 e 29 anos. 

O estado do Maranhão teve um aumento de 344% no número de homicídios no período. O Nordeste fica na frente do aumento do número de mortes com destaque para Alagoas com 55,3 mortes a cada 100 mil habitantes. 

Waldir Maranhão rebate as críticas divulgadas pelos defensores do porte de armas para diversão e lazer pela Internet. Para ele “É um orgulho ser considerado a pedra no sapato de quem quer ter o direito de possuir um equipamento letal sem necessidade nenhuma. Eles estão tentando denegrir o meu nome, preocupados com votos, mas eu estou consciente de que o Maranhão e o Brasil estão cansados de ver gente inocente morrendo por tiros. Porque não gastam energia em prol da educação”, pergunta o parlamentar.

Em mensagens encaminhadas pela Internet os colecionadores e atiradores “esportivos” se dizem indignados com a posição contraria ao porte de armas do parlamentar. Veja na íntegra mensagem divulgada na rede de computadores:

PORTE DE ARMAS PARA ATIRADORES E COLECIONADORES FOI VOTADO ONTEM. O MVB ESTAVA LÁ!

Um dos Projetos de Lei que constava da pauta de ontem da Comissão de Segurança Pública era o PL 6971/10 do Dep. Minton Monti (PR/SP) que estabelece o porte de armas para Atiradores e Colecionadores.

O PL havia recebido pelo seu relator, Dep. Édio Lopes (PMDB/RR), o parecer pela rejeição, fato estranhado pelo MVB, uma vez que o deputado nem de perto é um desarmamentista. Pela análise da sua justificativa, ficava claro que se tratava tão somente de informações inverídicas que foram passadas para o deputado. Alguém, claramente mal intencionado, afirmou que a maioria absoluta dos Atiradores era composta por policiais e militares!

Em 2012 o Movimento Viva Brasil participou de uma Audiência Pública sobre o tema e trouxe dados, estatísticas e argumentos para que o porte para essa e outras categorias fossem beneficiada com o direito ao porte de armas.

Após a citada audiência e algumas informações envidas para os deputados pelo Movimento Viva Brasil, o deputado Guilherme Campos (PSD/SP) apresentou um voto em separado pedindo a aprovação do porte de armas para atiradores e colecionadores. Citando o MVB na sua argumentação exatamente no que era o ponto central do pedido de rejeição: “É preciso esclarecer, ademais, que, segundo dados disponibilizados pela associação civil Movimento Viva Brasil, menos de 20% dos CAC são militares ou policiais. Logo, essa condição em nada aproveita a absoluta maioria da categoria na obtenção de licenças para porte de arma, sem contar que esta concessão é rígida, não podendo ser flexibilizada por qualquer nível de relação interpessoal com representantes da Polícia Federal, como sugere o referido parecer.”
Eis que chega o momenta da votação. O deputado Edio Lopes (que havia pedido a rejeição) em um ato pouquíssimas vezes visto naquela casa afirma que após os debates anteriores e de posse de novas informações ACOMPANHARIA O VOTO EM SEPARADO E, AGORA, VOTAVA PELA APROVAÇÃO DO PL!

Votação feita, incluindo o voto favorável do deputado Alexandre Leite, o PL foi aprovado. Nossa comemoração durou apenas alguns segundos pois o deputado Waldir Maranhão, vice-líder do PP/MA, com o objetivo de impedir o porte para os CACs pediu verificação de quórum. Em não havendo quórum a aprovação invalidada!

Nunca estivemos tão perto de garantir o direito de defesa dos Atiradores e Colecionadores e não vamos desistir. Fica provado que é possível sim a aprovação de projetos que garantam esse direito. Desta vez os desarmamentistas, embasados apenas em sua ideologia burra e infundada conseguiram adiar uma vitória certa mas não conseguirão para sempre! O Movimento Viva Brasil trabalhará incessantemente para que isso aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.