O consórcio é composto de 23 municípios que tem como presidenta do movimento a prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião. Nesta oportunidade, ela veio encontrar-se com o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), juntamente com o presidente da Câmara, Teide Bonfim, e com o vice-prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira.
Tal união levará os municípios consorciados a uma compensação ambiental, hoje prevista em lei, bem como cada município que faz parte desse corredor poderá se credenciar ao repasse dos recursos do fundo de privatização da Vale, que é gerido pelo BNDES.
O consórcio tem a finalidade de, além de buscar esses recursos, cobrar da Vale do Rio Doce o ISS-QN dos últimos cinco anos, que estão sendo devidos a estes municípios.
É notória a insatisfação dos prefeitos e da população com o trâmite que deveria ser amistoso e respeitoso da Vale com as comunidades carentes dos municípios maranhenses.
“Eles vão ter que respeitar, de uma forma ou de outra, o povo da minha terra. Estamos procurando um diálogo franco e sincero, pois até agora só tivemos promessas e enganações”, afirmou o deputado Chiquinho Escórcio.
A prefeita que lidera este movimento deixa claro que está disposta a tudo e, se preciso, interromper com a população de cada município integrante do consórcio a paralisação do trem da Vale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.
E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.