quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Comissão de Direitos Humanos apura grupos de extermínio em Goiás


A Comissão de Direitos Humanos apurou denúncias sobre supostos grupos de extermínio integrados por policiais militares em Goiás.  Um grupo de parlamentares comandado pelo presidente da CDHM da Câmara Federal, deputado Domingos Dutra (PT/MA) visitaram a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e estiveram reunidos com o governador Marconi Perillo, no Palácio das Esmeraldas.

A diligência comandada pelo presidente da Comissão, deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), contou também com a participação da deputada Erika Kokay (PT-DF) e dos deputados  Padre Ton (PT-RO) e Marina Santanna (PT-GO).

Na ocasião foram apuradas denúncias de assassinatos e desaparecimentos de jovens na periferia de Goiânia, o assassinato do jornalista (comentarista esportivo) Valério Luiz, ocorrido no dia 5 de julho deste ano, a morte de um advogado, além de ameaças de mortes a procuradores e promotores de justiça.

As denúncias foram encaminhadas à Câmara dos Deputados pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, através de um relatório sobre ação de grupos de extermínio, que supostamente teriam a participação de policiais militares.

Pela manhã os parlamentares participaram de uma audiência, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, com o presidente deputado estadual Jardel Sebba (PSDB), e o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, deputado estadual Mauro Rubem (PT) – um dos vêm sofrendo ameaças de morte no estado.

Após retornarem do estado os membros da diligência dirigiram-se ao Plenário da Câmara para tecer algumas considerações sobre o estado grave da segurança pública daquela região e nesse momento estão reunidos na presidência da Comissão elaborarando um relatório que será publicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.