quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sétimo defende ampliação do Reuni para as Universidades Estaduais

O deputado federal Professor Sétimo (PMDB/MA), participou nesta sexta-feira 19/04, 52º Fórum Nacional de Reitores, promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em parceria com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), no Pestana São Luís Resort Hotel – Calhau, em São Luís.

O Reitor João Carlos Gomes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), presidente da Abruem, abriu os trabalhos da mesa redonda, dada apalavra ao Professor Sétimo, membro da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais, pontuou o que acha fundamental para que as Universidades Públicas possam melhorar na qualidade do serviço prestado e aumentar o seu poder de alcance, sustentando que, “recursos Públicos são fundamentais para tal projeto desenvolvimentista, temos a missão de direcionar recursos da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para fazer valer a educação com qualidade. Assegurarmos, o percentual de contrapartida nos contratos a 1%. Temos ainda que aperfeiçoar o Reuni, ampliando o programa, e evitando o deslocamento de beneficiários do programa para longe de suas famílias, visando ainda, direcionar a formação (cursos) para o mercado regional. Assim contribuiremos com o desenvolvimento de modo geral”, disse Deputado Professor Sétimo.
Ao se manifestar, o reitor José Augusto Oliveira, falou sobre a importância do apoio da Frente Parlamentar: "As manifestações que aconteceram nesta mesa nos enche de esperança de dias melhores para as nossas instituições. Tenho a convicção de que neste fórum, com esta mesa, que encerra as atividades, nossas universidades, com a evidência de seu grande papel e suas responsabilidades, possam ter a oportunidade de investir na melhoria e ampliação dos nossos atendimentos", destacou o reitor.

Sétimo parabenizou os organizadores do evento (UEMA), pelos temas propostos e, aproveitou a presença dos Senadores Edison Lobão e Inácio Arruda para lembra-los que o PNE (Plano Nacional de Educação) está no Senado Federal aguardando para ser votado, e pediu que eles se empenhassem para que o Plano Educacional fosse posto em votação. 

O que é o Reuni: é o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) tem a meta de dobrar o número de alunos nos cursos de graduação em dez anos, a partir de 2008, e permitir o ingresso de 680 mil alunos a mais nos cursos superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.