quinta-feira, 23 de maio de 2013

Acompanhar o aprendizado do filho é dever dos pais, e haverá penalidade aos que negligenciarem esse dever

Está em discussão no Senado Federal Projeto de Lei (PLS nº 189/2012), que prevê que os pais ou responsáveis legais que ficarem dois meses sem ir à escola do filho estarão sujeitos às mesmas penalidades previstas para quem deixou de votar e não justificou o voto: multa de 3% a 10% do salário mínimo, além de restrições como: impossibilidade de se inscrever em concurso público e de tirar passaporte ou carteira de identidade.
            
O Projeto é polêmico, mas não deixa de ter o seu valor. Conforme pesquisas, cada vez mais os pais estão se eximindo da responsabilidade de acompanhar à educação escolar, deixando apenas a cargo dos professores essa tarefa. E estes últimos reclamam da falta de participação de pais ou responsáveis na vida escolar das crianças, dificultando o papel educacional da escola.
De acordo como Deputado Professor Sétimo (PMDB-MA) que á membro titular da Comissão de Educação na Câmara, “Muitos pais, em especial nas famílias de baixa renda, não podem faltar ao trabalho para comparecer a reuniões nas escolas dos filhos. E esse é o argumento que prevalece. No entanto, algo tem que ser feito para que os pais, independente de baixa renda ou não, “voltem” a assumir inteiramente seu papel. Acompanhar o filho no seu desenvolvimento intelectual é mais que responsabilidade, é um ato de amor. E nossas crianças e adolescentes estão perdendo isso, devido à vida agitada imposta pela globalização, os pais estão cada vez mais distantes da educação de seus filhos. Possibilitando assim, que a criança cresça e torne-se um adolescente problemático, que poderá se envolver com a criminalidade e as drogas, resultando assim, na degradação de nossa sociedade. Educar também é favorecer e cuidar o aspecto psicológico de seus filhos”, disse Sétimo.
            
Na justificativa do Projeto, consta ainda que, a alienação de nossas famílias em relação à escola chega ao ponto de que os pais são capazes de saber os nomes dos jogadores e técnicos dos seus times de futebol, mas não sabem os nomes dos professores ou dos diretores das escolas dos filhos. Portanto, a ideia do PL é resgatar a participação dos pais na educação, mesmo que tenha que puni-los, a exemplo da obrigação de comparecer à urna no dia das eleições. Resgatando assim, o empoderamento das famílias e seus responsáveis, o que é fundamental para a melhoria do sistema escolar e do desenvolvimento do aluno.
             
Haverá outras audiências públicas para aprofundamento do tema, quanto as penalidades a serem adotadas aos pais que não cumprirem o que sugere o projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.