segunda-feira, 13 de maio de 2013

Escórcio fala sobre a MP dos portos, a recuperação de estradas no Maranhão, desigualdades regionais e projeto de criação do Estado do Planalto Central


Modernização dos Portos

Atendendo a solicitação da presidenta Dilma Rousseff e do líder do PMDB, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) afirmou em discurso no Plenário que ficará debruçado sobre a questão da modernização dos portos, por isso não viajará ao Maranhão, pois haverá, no decorrer deste final de semana e da próxima semana, entendimentos com a base de sustentação do governo.

“Porque ali está parte do gargalo que o Brasil enfrenta em termos de uma disputa econômica de mercado com o mundo inteiro. Eu via, ontem, atentamente, a presidente Dilma solicitando ao Congresso, principalmente a Câmara dos Deputados, que tivesse uma compreensão deste tema, porque esse tema faz um bem muito grande à economia”, disse.
Recuperação de estradas no Maranhão

O deputado Chiquinho Escórcio também contou da viagem que fez, juntamente com a Governadora Roseana Sarney, aos municípios de Mata Roma e Anapurus, destacando a atuação do secretário de Infraestrutura Luís Fernando.

“Nós vimos a Governadora assinando convênios, a Governadora inaugurando obras juntamente com quase todos os seus secretários e, em especial, o secretário Luís Fernando, que hoje faz uma revolução na parte viária deste Maranhão”. 

Escórcio fez questão de ressaltar a assinatura da ordem de serviço para a recuperação da rodovia que liga São Pedro de Água Branca até o entroncamento da BR-010, passando por Vila Nova dos Martírios e Cidelândia. Além da assinatura, em Imperatriz, da ordem de serviço para recuperação da estrada que liga Amarante até João Lisboa, passando também por Buritirana e Senador La Rocque.

“Eu tenho certeza que esse gesto da Governadora, representado pelo nosso secretário Luís Fernando, vai trazer dias melhores para aquela população que, ao longo desses 100 quilômetros, estão padecendo e que com o conserto geral desta rodovia vai escoar a produção, vai trazer dias melhores e felicidade para o povo da minha terra”.

Desigualdades regionais

Chiquinho também voltou a protestar contra o tratamento desigual dado aos estados nordestinos, particularmente o Maranhão, que possui um dos piores índices do País.

“Eu posso dizer que no meu querido estado do Maranhão nós temos uma diferença monstruosa com relação ao que deveria ir para a minha terra. Os piores índices estão na minha terra e aí nós precisamos dar essa compensação”, cobrou. 

Criação do Estado do Planalto Central

Escórcio também partiu em defesa do debate sobre o projeto de sua autoria que propõe a autonomia administrativa, financeira e política das cidades satélites do Distrito Federal.  

“Eu vou em direção ao querer de uma população que está exatamente desassistida, que é o Entorno e as cidades satélites. Nós precisamos ajudar substancialmente a situação desses dois setores, porque se não nós vamos perder a qualidade de vida de Brasília”, afirmou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.