segunda-feira, 20 de maio de 2013

Jovens maranheses discutem política no Tecendo a Rede, em São Luís

A Fundação Ulysses Guimarães, presidida nacionalmente por Eliseu Padilha (RS) e no Maranhão pelo deputado federal Sétimo Waquim, realizou nesta sexta-feira (17), no auditório da Assembleia Legislativa, a edição maranhense do Encontro Nacional Tecendo a Rede: formando um novo cidadão. Promovido pela Fundação em parceria com o PMDB estadual e com a Juventude peemedebista do Maranhão, o evento reuniu lideranças políticas nacionais e estaduais para debater, na parte da manhã novas estratégias atuação para a Juventude no estado, as razões da Formação Política, além de lançar o curso de formação para mediadores.

Juventude organizada

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Maranhão, deputado Professor Sétimo (MA), destacou a parceria estabelecida entre os núcleos jovens peemedebistas, nacional e maranhense, que permite o crescimento do Partido no Brasil. “A participação ativa fortalece inclusive o trabalho desenvolvido pela Fundação, que agora está sendo instalada em São Luís. Só tenho a agradecer muito a juventude, Assis Filho, presidente estadual da JPMDB, que nos ajudou a organizar este evento”, lembrou.
Para o parlamentar, a presença da juventude na política, com acesso a informação e cursos de formação é um privilégio que deve ser aproveitado. “Todos já vivenciamos a juventude no processo político. No entanto, quando ingressei na vida pública como vereador, em Timon, não tínhamos esse estímulo dado aos jovens de hoje. A juventude na política deve ir muito além do trabalho feito no dia das eleições. Os jovens do PMDB precisam ter visão política de estado e deve estar pronta para lutar pelos ideais do Partido e desse modo avançar, com consciência de suas ações”, defendeu.

Sétimo ressaltou a necessidade de jovens terem em mente o que se quer para o Brasil, para o Maranhão e para os municípios onde moram. “O curso de Formação Política para a nossa juventude é fundamental para que os jovens estejam aptos para defender a ideologia do Partido, para que não seja apenas massa de manobra”, afirmou.

O deputado elogiou o trabalho iniciado pelo presidente Eliseu Padilha à frente da Fundação Ulysses Nacional em 2007. “Nossa Fundação cresceu quando assumiu a FUG, ao difundir sua atuação por todo território nacional”, disse. Em seu discurso, Sétimo afirmou aos presentes que os cursos da Fundação procuram o jovem, independente de sua filiação partidária.

Na avaliação de Remi Ribeiro, presidente regional em exercício do PMDB, a participação da juventude no Tecendo a Rede hoje fortalece o partido. “É importante para nós do PMDB colocarmos um tapete vermelho para os jovens do nosso país. Nossos jovens, que vêm participar dos ensinamentos que a Fundação trouxe, devem se beneficiar muito das discussões travadas aqui. Nossa expectativa é que deste fórum de debates saiam resultados positivos para o futuro do Maranhão”, afirmou.

O presidente licenciado do PMDB do Maranhão, senador João Alberto Souza (MA), reiterou o papel da Fundação Ulysses Guimarães no preparo da juventude do Partido. “Preparamos uma juventude para os debates, para que amanhã, em um futuro próximo os jovens possam participar das discussões nacionais com conhecimento. Hoje vocês receberão conhecimento, que é uma ferramenta importantíssima para a vivência político-partidária. Temos que qualificar nossa juventude para nos suceder no futuro”, disse.

João Alberto afirmou que o papel desempenhado pela militância do PMDB, da juventude e dos outros núcleos permitiu que o Partido no Maranhão aumentasse o número de prefeitos eleitos no último pleito. “A nossa militância é muito boa no Maranhão, caracterizada pelo destemor. Sempre estão a postos para nos defender e nos apoiar. Isso se reflete nas urnas. Fomos o estado que mais cresceu em número de prefeitos, conquistamos 48 dos 217 municípios, graças à organização e luta dos militantes”.

Função da Política - Em sua exposição, o presidente esclareceu aos jovens peemedebistas e apartidários que participavam do evento sobre a importância da política e de seus estudos. “Quem se preocupa com a vida em comunidade faz política. A política é uma atividade coletiva. Quem cuida de interesse privado, faz negócio e não política. Tudo o que o agente político faz deve ser visto por todo mundo”, lembrou.

Para Padilha, é essencial que todos raciocinem sobre a função pública, sua atuação, suas características, entre outros aspectos. “Aqueles que fazem política partidária está vinculado a um partido. Não tem vida em sociedade sem função pública. O ente acima de nós chama-se estado. A organização política-administrativa chama-se estado. Precisamos ter pessoas que entendam o que é a função pública”, disse.

O presidente falou sobre a força da participação dos jovens nesses eventos, tanto os que já fazem parte do PMDB, como aqueles que ainda não tem filiação partidária. “No ano passado, participei no Rio Grande do Norte da formatura de 352 jovens universitários. Antes da formatura somente 11 eram filiados ao PMDB, depois da formatura esse número subiu para 50% do total de formados. E isso aconteceu porque eles perceberam a seriedade do nosso trabalho”, declarou.

O papel mediador foi lembrado por Padilha em seu painel como uma das principais formas de criação de lideranças políticas. “Quem quiser fazer política seja mediador. Tem mediador que já formou mais de 2000 alunos e naturalmente ele acaba se tornando uma liderança para essas pessoas e para tantas outras pessoas”.

Sobre a descrença da população na política, Padilha defendeu a necessidade de se fortalecer a legitimidade política. “90% da população não acredita na política e na organização política. A política não se faz mais com a exclusividade da informação pelo agente político. A população está nas redes sociais discutindo muitas coisas, política inclusive. O povo desacreditou bastante da política e dos políticos. Os partidos perderam um pouco desse papel de intermediar debates, já que a população discute política nas redes e é preciso repensar isso”, provocou.

Padilha apresentou também todos os produtos pensados e executados pela Fundação Ulysses Guimarães nacional entre ele os sete cursos de Formação Política, são eles: Básico de Formação Política, Preparatório de Candidatos (1ª e 2 ª versões), Gestores Públicos Municipais, Formação de Agentes de Cidadania Comunitária, e de Dicção e Oratória. Além de destacar também a Revista Ulysses, a Série de Livros Pensamento Político Brasileiro, os eventos Estradas e Bandeira e Tecendo a Rede.

Os jovens presentes debateram com Padilha sobre os efeitos da Formação Política, da prática do debate política, aspectos referente aos cenários políticos, nacional e estadual. O presidente da FUG ouviu ainda a experiência de alguns dos jovens que já concluíram algum curso da Fundação, entre esses participantes está a jovem Natália Teixeira, que veio do município de Bacabal para participar do curso de formação de mediadores. Militante da Juventude do PMDB em Bacabal e entusiasta dos cursos da Educação a Distância da FUG, Natália conclui o curso de Formação Política e os três módulos do programa de Gestão Pública.

Para a militante, a meta agora é se tornar mediadora e levar os cursos da Fundação seu município de origem, Gonçalves Dias – localizado a 150 quilômetros de Bacabal. Ocurso de Formação Política e o trabalho com a Juventude do Partido levou Natália a fundar também um núcleo feminino em Gonçalves Dias. “A vivência política é fundamental para todos os cidadãos. A política permeia as decisões, o dia a dia dos municípios. Não é possível permanecer alheio à política e suas discussões”, declarou. A forte militância do Maranhão, em especial do município Bacabal, onde Natália vivencia a política partidária, elegeu, em 2010, um dos deputados federais mais jovens do país, Alberto Filho.

Estatuto da Juventude - Márcio Carvalho, da Secretaria de Juventude do governo federal ministrou uma palestra sobre o Estatuto da Juventude, aprovado recentemente pelo Senado. Às vezes as pessoas acreditam que a emancipação financeira é a principal a ser conquistada pela juventude. Eu discordo, para mim, a emancipação intelectual é fundamental.

Para ele, a política pública é fruto de uma necessidade social, e esse princípio deve nortear também as políticas voltadas para a juventude. “Atualmente mais mulheres são chefes de família, na faixa dos 29 anos esse número chega a quase 80%, e de homens chegam a 65%. Não resta dúvida de que é necessário criar oportunidades para que essas pessoas possam gerir suas famílias suas vidas. O estatuto da juventude veio para orientar as políticas públicas para 77% dos jovens brasileiros”.

Os avanços do estatuto, entre eles do direito à diversidade e à igualdade, do direito à saúde, do direito cultura foram discutidos por Márcio. “Não se pode criar distinção entre jovens por questões de gênero, de sexualidade, de classe social, de regionalismos. Um jovem do nordeste de baixa renda deve ter as mesmas oportunidade dos jovens de classe alta de outros lugares do Brasil”, afirmou.

Oficina - À tarde os jovens participaram de uma oficina coordenada pela gerente nacional do Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães, Elisiane Silva e pelo Secretário Nacional de Juventude, Márcio Carvalho. Os participantes do evento ouviram ainda as explicações da técnica do IBAM , contratada pela Fundação Ulysses Guimarães para  do painel que discute o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), que será coordenado pelo presidente da FUG-MA, deputado Professor Sétimo (MA) e apresentado por Leene Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.