quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sétimo defende mais recursos de Bancada para os Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Deputado Professor Sétimo esteve nesta manhã de quarta-feira (31/10), em reunião com a Bancada Maranhense e o Reitor do Instituto Federal de Educação Maranhão, Ciência e Tecnologia do Maranhão, professor Francisco Roberto Brandão Ferreira, na Câmara dos Deputados, onde propôs que os Deputados destinassem entre uma ou duas Emendas de Bancada para o Instituto. Sétimo justificou a proposta, lembrando a importância dos Centros Tecnológicos na formação de mão de obra técnica para suprir déficit não só no estado do Maranhão, mas também em outras regiões.
 
O Estado do Maranhão, conforme o parlamentar, precisa de muita mão de obra técnica, “Nosso Estado precisa formar até 2020, 2025, cerca de 20 mil profissionais técnicos em diversas áreas para suprir esse déficit, conforme dados do mercado. As escolas técnicas dão oportunidade aos jovens e adultos que não puderam fazer o primeiro e segundo grau. Hoje podemos contar ainda com o Pronatec, que oportuniza a qualificação de jovens e adultos om o Bolsa-Formação. Também quero lembrar, a necessidade de se pensar no desenvolvimento da Educação no Campo, a Educação Rural, e a expansão do Ensino a Distância no nosso Estado. Defendo e proponho mais investimento para a nossa educação, por isso, devemos destinar mais Emendas de Bancada para as Instituições Técnicas e para  UEMA, temos que pensar no imediato, não depender só do PNE (Plano Nacional de Educação), aprovado por nós,  aqui na Câmara, que destinou 10% (progressivos) do Orçamento da União, e que agora está para ser votado no Senado. Ressalto aqui  o meu compromisso e  parabenizo o professor Francisco Roberto pela Reitoria do Instituto”, finalizou Sétimo.

O Pronatec
 
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. A principal novidade do Programa é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.