terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Edivaldo Holanda Junior: é preciso maior rigor com motorista alcoolizado

O deputado Edivaldo Holanda Junior (PSC-MA) alertou para a necessidade de se dar um basta às mortes no trânsito causadas pelo consumo de bebidas alcoólicas. “A cada 12 meses, uma média de 40 mil vidas são ceifadas no trânsito pelo torpe motivo da ingestão de álcool”, disse.

Edivaldo Holanda Junior disse que proposta de sua autoria (PL 2255/11) torna hediondo o crime cometido na condução de veículo quando o responsável estiver sob efeito de bebida alcoólica ou influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, em caso de morte ou lesão grave à vítima.

A proposta, continuou o deputado, decorre de anseios da sociedade brasileira. “Esse é um crime bárbaro, em que as vítimas raramente têm chance de defesa”, afirmou. “A legislação brasileira precisa adotar o entendimento de que tal crime não pode gozar dos benefícios da fiança, da graça e do indulto.”


Edivaldo Holanda Junior criticou também a propaganda de bebidas alcoólicas, que em seu entender acaba por estimular o consumo entre jovens. O deputado cobrou sensibilidade e colaboração da parte dos meios de comunicação no combate ao uso de álcool.

“Vamos dar um basta na sensação de impunidade que circunda aqueles que, após consumirem álcool e, fazendo pouco caso da vida do próximo, tomam a direção de seus veículos e expõem todos ao perigo de morte.”

Ele lembrou ainda que, no início de novembro, o Supremo Tribunal Federal concluiu que dirigir embriagado é crime, mesmo que isso não resulte em acidente.

Um comentário:

  1. COM ESSE PL O CARO DEPUTADO APENAS COLOCA MAIS UM TÍTULO NA PRATELEIRA DO JUDICIÁRIO, JÁ TÃO ABARROTADO DE LEIS INCUMPRÍVEIS.
    NO OCIDENTE COSTUMA-SE TRATAR A CONSEQUENCIA. NO ORIENTE SÃO TRATADAS AS CAUSAS. EXPLICO: SE EM VEZ DE UM PROJETO CONSEQUENCIAL FOSSE ELABORADO UM CAUSAL O OBJETIVO CERTAMENTE SERIA ATINGIDO.
    POR QUE O CARO DEPUTADO NÃO ELABOROU UM PROJETO PARA ACABAR COM AS BEBIDAS ALCOOLICAS, INICIANDO PELA PROIBIÇÃO DA VEICULAÇÃO COMERCIAL NA MÍDIA ASSIM COMO ESTÃO FAZENDO COM O CIGARRO?
    DE QUE ADIANTA AUMENTAR A PENA, TORNAR CRIME HEDIONDO SE O PRÓPRIO GOVERNO ESTIMULA O USO? AH! JÁ SEI ! DEVE SER POR CAUSA DOS IMPOSTOS.
    É MAIS FÁCIL USAR UMA PENEIRA DO QUE A FOICE. OU SEJA, É MELHOR TAPAR O SOL COM A PENEIRA DO QUE CORTAR O MAL PELA RAIZ.
    DIANA SERRA

    ResponderExcluir

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.