sexta-feira, 16 de março de 2012

Deputado questiona metodologia de pesquisa conduzida pelo Ministério da Saúde

O deputado federal  Simplício Araújo (PPS-MA) defendeu, nesta sexta-feira (09/03), a revisão da pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde que aferiu o desempenho dos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o país. Segundo o parlamentar, a posição de alguns estados vem sendo alvo de questionamento da parte dos usuários do sistema.

No Maranhão, os municípios considerados com o pior atendimento receberam boas notas no ranking do IDSUS (Índice de Desempenho do SUS). “Como subsídio para a reformulação e execução de políticas de saúde, esse estudo é altamente questionável, bem diferente da realidade vivenciada pela população”, criticou Simplício.
Simplício apresentará terça-feira, na Mesa da Câmara, requerimento ao Ministro  da Saúde, Alexandre Padilha, em que solicita informações sobre a metodologia aplicada no IDSUS.

Segundo o deputado, o estudo realizado com o apoio das Secretarias de Saúde vem recebendo criticas de especialistas em saúde pública de todo o Brasil, especificamente no seu estado (clique aqui).

Para Araújo, uma série de fundamentos de saúde e de acessibilidade não foi levada em consideração na execução do estudo. No tocante ao financiamento, explicou Simplício, foi um equívoco a pesquisa colocar no mesmo patamar cidades que recebem poucos recursos e outras com alto poder de financiamento.

“Não é certo colocar todos os municípios do país de forma igualitária. Não dá para comparar uma cidade do Maranhão com baixa renda com outra no Paraná, que tem uma renda per capita bem mais elevada”, exemplificou o parlamentar.

Por Nadja Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.