quarta-feira, 20 de junho de 2012

Comissão da Verdade deverá esclarecer o passado e dar voz às vítimas


A Comissão Nacional da Verdade tem o objetivo de colocar luz sobre a memória e trazer a verdade sobre os fatos ocorridos durante a ditadura militar. A afirmação é do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), apoiada e defendida pelo Deputado Professor Sétimo (PMDB-MA), que também, defende  a necessidade de se esclarecer o passado histórico e investigar o padrão dos “abusos ocorridos”, dando voz às vítimas.

Para o Dr. Rosinha, não é verdadeira a argumentação de que se devem ouvir os dois lados, pois, pela definição do Estatuto de Roma (tratado que estabelece a Corte Penal Internacional), trata-se de crime de lesa-humanidade. “A ditadura conseguiu produzir a verdade dela. E é essa verdade que está sendo questionada. O que se busca é outra verdade”, disse.

O Deputado Professor Sétimo disse que muitos sofreram e ainda sofrem com as ações da Ditadura, e lembra que o seu irmão, Nicolau Waquim, em 1964, por fazer parte do movimento Estudantil foi uma das vitimas. Para o Deputado, a comissão deve revelar as causas, as consequências e as motivações do regime que cometeu atos de “violência e repressão”, identificando aqueles que foram os “perpetradores dos abusos cometidos”, assim como auxiliará na definição de nova política pública de transparência e combate à impunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Professor Sétimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.