quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Costa Ferreira defendeu no Plenário a duplicação da BR-135

O deputado federal Costa Ferreira (PSC/MA), usou a Tribuna da Câmara dos Deputados para defender novamente a duplicação da BR-135, no trecho Estiva-Bacabeira, afirmando que é fundamental que as autoridades competentes entendam que as obras de duplicação da BR – 135 precisam ser iniciadas logo ou nova suspensão poderá ser ditada pelo período chuvoso.

Afirmando ainda que estão andamento no interior do estado megaprojetos como as bases de extração de petróleo e gás e a instalação da refinaria de petróleo Premium I., que agregarão dezenas de outras empresas de pequeno, médio e grande porte, resultando num fluxo e refluxo de veículos incomparavelmente maior. "Sem estrutura para abrigar o crescimento, os prejuízos são inestimáveis, gerando um inevitável colapso de tráfego e estrutura de apoio necessária para a manutenção de todos os projetos" afirmou o parlamentar maranhense.

Íntegra do Discurso

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores deputados,
 

Dada a relevância do tema, volto a proferir desta tribuna pronunciamento a favor da duplicação da BR – 135, a única via automotiva que liga São Luís ao restante do estado, no trecho que liga o bairro da Estiva e o município de Bacabeira. Desta feita, com maior otimismo, pois o Tribunal Regional Federal resolveu as últimas pendências envolvendo a disputa entre as empresas concorrentes para a duplicação da BR. Disputa que emperrava o começo das obras.

Segundo a Superintendência Regional do DNIT o Consórcio Serveng/Aterpa será responsável pela obra, que deve começar nas próximas semanas.

A motivação que me moveu a tantos discursos e a tantas reuniões foi a relevância que a obra representa para São Luís e para todo o estado do Maranhão. Embora incorpore um grande significado na economia maranhense, a BR 135 é uma via estreita de intenso fluxo de veículos de passeio, caminhões, ônibus e vans, que submete os motoristas a uma fila indiana interminável.

A duplicação da BR 135 é uma necessidade tanto pelo crescente fluxo do trânsito quanto pela perspectiva de crescimento do Maranhão.

Estão em andamento no interior do estado megaprojetos como as bases de extração de petróleo e gás e a instalação da refinaria de petróleo Premium I. Empreendimentos que agregarão dezenas de outras empresas de pequeno, médio e grande porte, resultando num fluxo e refluxo de veículos incomparavelmente maior. Indicativo de colapso.

Sem estrutura para abrigar o crescimento, os prejuízos são inestimáveis, gerando um inevitável colapso de tráfego e estrutura de apoio necessária para a manutenção de todos os projetos. É fundamental que as autoridades competentes entendam essa realidade. As obras de duplicação da BR – 135 precisa ser iniciada logo ou nova suspensão poderá ser ditada pelo período chuvoso.

Vamos continuar alerta a todos os eventos que envolvem a duplicação dessa BR, sempre pronto a cobrar das autoridades competentes a devida atenção que o projeto requer. Lembrando que os investimentos de duplicação são irrisórios diante de todas as vantagens agregadas á duplicação.

Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.