segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dutra afirma: crianças são influenciadas e consumir


O 1º Seminário Infância Livre do Consumismo, com o objetivo de discutir uma legislação para proteger as crianças brasileiras do consumismo, está sendo realizado hoje (06), na Câmara dos Deputados. “A ganância do capital não tem limite e tem usado a mídia e as redes sociais para propagandear os mais diversos produtos, influenciando as crianças”, criticou o deputado Domingos Dutra, presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), promotora do evento.

Ele argumentou que no mundo moderno, mães e pais trabalham fora, com isso, as crianças ficam muito tempo na frente da televisão e os adolescentes utilizando computador. “Essa realidade exige de nós uma legislação que proteja as crianças e os adolescentes, normas para evitar que eles sejam entupidos com propagandas voltadas apenas para um consumismo ilimitado,” defendeu.

Na avaliação da vice-presidente da CDH e coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Criança, deputada Érika Kokay (PT-DF), é preciso avançar na legislação brasileira para que o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) seja respeitado. “A criança em formação acaba se tornando uma presa fácil para a lógica consumista, ferindo, inclusive, o Estatuto, que prevê o benefício da doutrina integral para a criança”, afirmou a petista. Para Érika, “a condição de consumidor não pode engolir a condição humana diante do apelo mercadológico”.

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) coordena a primeira mesa de debates que vai discutir sobre a proteção especial e integral da infância, frente aos apelos de consumo. A segunda mesa vai abordar o tema “Publicidade de Alimentos direcionada ao público infantil” e deve ser coordenada pelo deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que preside a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional no Congresso.

A terceira e última mesa vai analisar a publicidade infantil e a liberdade de expressão. Um dos convidados para o debate é o presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), Gilberto Seifert. A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, também foi convidadas para o evento.

Jornal Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.