terça-feira, 4 de junho de 2013

Chiquinho Escórcio cobra solução para demarcação e ampliação de terras indígenas em Amarante e Montes Altos


O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) voltou a cobrar uma solução para os problemas de demarcação e ampliação de terras indígenas no Brasil. 

Ao ressaltar a gravidade da situação, Chiquinho Escórcio falou do município de Montes Altos, no Maranhão, onde diversos agricultores foram retirados de suas terras e ficaram de receber uma compensação. 

“Neste município nós tínhamos uma pujança, tínhamos o Banco do Brasil, Banco da Amazônia, tínhamos uma agricultura fantástica, promissora mesmo, e o município andava a galope. Depois que foi demarcado, nós tivemos uma ruína. Agora, estamos com um problema sério, porque as pessoas que tinham aquelas terras, que tinham sua agricultura, sua pecuária, foram retiradas dessas terras e ficaram de fazer uma compensação (...) compensação essa que deixa muito a desejar”, afirmou. 

O parlamentar também destacou a situação de Amarante.  Chiquinho tem se empenhado em defender as terras do município e esteve diversas vezes em audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em busca de soluções. 

“Amarante já veio aqui umas três vezes e foi muito bem recebida pelo ministro da Justiça, que foi colega nosso, foi vice-líder do PT, uma pessoa que é coerente, e ele está fazendo com que todos nós possamos sentar e discutir uma questão que é grave neste país”, disse. 

O deputado relatou ainda sobre a reunião que teve com o vice-presidente da República, na qual disse: 

“Eu fui capaz de dizer: Se nós não acabarmos com a Funai, a Funai vai acabar com o Brasil. Dizendo isso com toda responsabilidade, porque as pessoas que estão ali dentro, estão fazendo um processo que vamos ter derramamento de sangue. Nós estamos vendo aí. A situação é gravíssima”. 

Ao finalizar, Escórcio cobrou dos colegas parlamentares a discussão sobre o assunto, enfatizando a urgência e gravidade da situação.  

“Eu acho que nós temos que debruçarmos, nós que fazemos parte do grupo que dá sustentação à presidente Dilma. Não podemos empurrar com a barriga, temos que sentar e procurar uma solução urgente. Aqui venho, Chiquinho Escórcio, do fundo do coração para poder dizer às autoridades deste país que o assunto é de tamanha gravidade e que nós não podemos deixar para o dia de amanhã o que podemos fazer hoje”, finalizou Chiquinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.