O Deputado Federal Francisco Escórcio (PMDB/MA) recebeu do DNIT resposta ao ofício que solicitava informações sobre as providências a serem tomadas para resolver os problemas da BR-010, que está estrangulada no trecho de Imperatriz, e tende a piorar bastante com o fluxo de mais de 600 carretas da Suzano, que passarão a trafegar diariamente, bem como a inauguração de um grande Shopping, programado para o mês de setembro.
O documento enviado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes traz os esclarecimentos prestados pela Superintendência Regional no Maranhão, que emitiu parecer técnico, onde relata o andamento das ações promovidas, pelo órgão, em prol da execução das obras da rodovia, assim como, as soluções técnicas apontadas como as mais viáveis. Segundo o parecer do DNIT a melhor solução ao pleito do parlamentar é a duplicação da rodovia dentro dos limites da faixa de domínio atual, sem necessidades de desapropriações ou indenizações.
O documento enviado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes traz os esclarecimentos prestados pela Superintendência Regional no Maranhão, que emitiu parecer técnico, onde relata o andamento das ações promovidas, pelo órgão, em prol da execução das obras da rodovia, assim como, as soluções técnicas apontadas como as mais viáveis. Segundo o parecer do DNIT a melhor solução ao pleito do parlamentar é a duplicação da rodovia dentro dos limites da faixa de domínio atual, sem necessidades de desapropriações ou indenizações.
O Projeto Executivo de Engenharia já está aprovado e prevê: aduplicação de 14,44 KM da rodovia; prolongamento de 13,72 das vias laterais (onde 4,75 KM serão habilitados e 8,97 KM serão construidos/pavimentados); construção de três pontes e oito viadutos; colocação de agulhas, nas entradas e saídas das vias laterais, que possibilitarão o acesso a rodovia sem causar acidentes. Nas vias laterais estão previstas também o uso de redutores de velocidades, tipo holandês, e faixas de travessias de pedestres e de contenção.
O engenheiro responsável pelo parecer ressalta que a cidade será contemplada com melhorias urbanísticas e estéticas que serão reconhecidas por todos, mantendo a integridade do projeto, sem sacrificar a Segurança de Trânsito, e ao mesmo tempo conferirá maior funcionalidade e facilidade, para os movimentos de entrada e saída de ônibus e outros veículos que tenham o Terminal Rodoviário como origem ou destino.
O orçamento da obra é de R$ 164,2 milhões, podendo ser imediatamente licitada. Basta apenas decisão da diretoria-geral do Departamento.
Por Henrique Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.
E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.