quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sarney Filho critica clima de ceticismo sobre resultados da Rio+20


Ao fazer uma avaliação dos resultados obtidos até agora na Rio+20, o líder do Partido Verde e presidente da Comissão do Meio Ambiente na Câmara dos Deputados, Sarney Filho, afirmou hoje (18) que independentemente dos entendimentos entre os países participantes, fica claro que a defesa do meio ambiente e da sustentabilidade e um assunto da sociedade.

“Mais de mil reuniões sobre os mais diferentes temas ligados a sustentabilidade estão ocorrendo simultaneamente, o que já resultou em ganhos concretos para o mundo. Prefeitos ligados ao G-40, por exemplo, organismo que tem a ele associadas mais de 70 cidades de vários países já anunciaram no Rio de Janeiro que vão estabelecer metas para a redução das emissões de gases do efeito estufa”, disse o líder. Vamos continuar mobilizados e não entrarmos no clima de ceticismo diante das dificuldades de negociação de um texto que pudesse representar um avanço em relação aos acordos aprovados nos últimos 20 anos na Eco-92, realizada no Rio de Janeiro e na Rio +10, realizada na África do Sul,em 2002.

Sarney Filho participou do evento Global Greens - Construindo a Economia Sustentável, que reúne representantes do PV de vários países, entre eles, Japão, Marrocos, Suíça, Bolívia, Chile, Argentina, Nova Zelândia e Austrália.

“Diante do que estamos assistindo, a dois dias da chegada dos chefes de estado para a reunião de alto nível, a Rio+20 já se justificou. Mas vamos continuar pressionando para que deste grande encontro mundial saiam decisões que possam garantir os direitos intergeracionais de uma melhor qualidade de vida para todos”, reforçou o líder.

Sarney Filho alertou que o mundo vive uma emergência ambiental, e que se o homem não mudar os seus padrões de consumo a vida ficara insustentável no Planeta.

O presidente nacional do PV, José Luis Penna (SP), falou na mesma linha do líder do partido sobre a falência de um modelo de desenvolvimento que privilegia a exportação de commodities. “Precisamos organizar a sociedade em outros padrões, numa economia verde, que vê a natureza com um grande estoque a ser preservado para garantir a própria vida na Terra”, assinalou.

Por Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Sarney Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.