quarta-feira, 15 de maio de 2013

GT cobra do governo explicações sobre mudanças na demarcação de terras indígenas


Na primeira reunião de parlamentares e lideranças indígenas que integram o Grupo de Trabalho: Questão das Terras Indígenas, realizada hoje (14), foi aprovado requerimento do deputado Sarney Filho (PV-MA) ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pedindo explicações sobre as mudanças no processo de demarcação de terras indígenas. De acordo com o deputado, é preciso esclarecer quais serão os órgãos, além dos atuais, que passarão a participar do processo de demarcação e quais os efeitos dessas medidas nos processos de demarcação em andamento. O GT quer, ainda, que o governo informe sobre a situação das demarcações nos últimos 15 anos e os empecilhos existentes.

Dez índios fazem parte do GT, que foi criado após a invasão de 300 índios no Plenário da Câmara, em abril, em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional-  215   que transfere do Executivo para o Congresso Nacional a atribuição de criar e alterar limites de terras indígenas, de quilombolas e de proteção ambiental. Participam do grupo índios das etnias Guajá;  Ninawá;  Truká;  Tupiniquim; Tuxá; Guarani; Nhandewa; Kaingang; Terena; Guarani; Fulni-ô.  O GT é presidido pelo deputado Lincoln Portela (PR-MG) e conta com os deputados Sarney Filho; Chico Alencar; Domingos Dutra; Édio Lopes; Moreira Mendes; Padre Ton; Ricardo Tripoli e Mandetta; Luis Carlos Heinze e Nilson Leitão.
O GT também aprovou requerimento do deputado padre Ton, questionamento o fato de o Brasil não ter regulamentado ainda a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho,. A Conveção estabeelece que as populações ind[ígenas devem ser consultadas em relação a decisões que afetem suas  e territórios.

Assessoria de imprensa do deputado Sarney Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.