quarta-feira, 8 de maio de 2013

Waldir Maranhão irá propor a criação do "Dia Nacional dos Blocos Tradicionais"



O deputado federal Waldir Maranhão (PP/MA), nesta quarta-feira (8), aproveitou para parabenizar os blocos tradicionais de São Luís pelas comemorações do "Dia Municipal dos Blocos Tradicionais", lembrando que essa manifestação está em processo de reconhecimento como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Para Waldir Maranhão esses grupos são a síntese e a singularidade do carnaval ludovicense, expresso principalmente pela cadência de sua batucada binária e no saltitar de suas balizas. “É com muita alegria que comemoramos tão importante data que faz alusão a esse ritmo maravilhoso que ecoa pelas ruas, não só no período carnavalesco, mas durante todo o ano. E nós parlamentares maranhenses precisamos olhar urgentemente com mais carinho para essa manifestação, que tão bem representa a nossa cultura. Os blocos tradicionais pela sua singularidade e beleza transcenderam a temporaneidade do carnaval, propiciando a cidade geração de renda e empregos e tornando-se a cada ano um grande atrativo turístico".

Finalizou o parlamentar "Nesse sentido irei me reunir com as entidades representativas da categoria para juntos propormos ao Congresso Nacional a criação do "Dia Nacional dos Blocos Tradicionais”, assim como temos o dia do frevo e do bumba-meu-boi, bem como, discutir de que forma com o meu mandato posso estar contribuindo para o engrandecimento dessa categoria”.

Blocos Tradicionais


Surgidos na primeira metade do século XX, os Blocos Tradicionais por muito tempo foram conhecidos como Blocos de Ritmo ou Blocos de Tambor Grande, devido a sua cadência rítmica, bem como pela utilização de contratempos – grandes tambores de compensado, cobertos, em geral, com couro de bode, que acompanham os sambas que trazem à memória os antigos carnavais de São Luís.

Além de ser marcada pelo som peculiar dos contratempos, a musicalidade dos blocos conta com a percussão de marcações, retintas, cabaças, reco-recos, agogôs, afoxés, ganzás e rocas. O som resultante favorece a fusão com diversos estilos musicais, que animam a dança dos tocadores e demais brincantes, chamados de balizas, que realizam uma coreografia saltitante.
Os Blocos Tradicionais também se caracterizam pelo esmero com que produzem o figurino: apresentam-se com fantasias luxuosas, com golas, mantos, chapéus, camisões, cangas, perneiras e botas.

Na atual dinâmica do carnaval maranhense, cada bloco escolhe anualmente um tema, que serve de inspiração para a composição das letras dos sambas e para a criação das fantasias. Os grupos apresentam-se em diferentes espaços, com destaque para a passarela do samba (local onde disputam o título de campeão do carnaval) e os circuitos de rua, embora também realizem apresentações e atividades durante outras épocas do ano. Nessas ocasiões, saúdam o público com sua expressão característica: “Vai Querer, Vai Querer?!” 

São mais de 50 blocos espalhados pela ilha de São Luís em três municípios: São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.